sábado, 19 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO REPROVADA: MEC reprova 683 instituições de ensino superior

Avaliação faz parte do Enade 2010, divulgado na quinta-feira (17)

O Ministério da Educação (MEC) "reprovou" 683 instituições de ensino superior no Brasil, ou 31,4% das universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2010.

As instituições "reprovadas" obtiveram conceitos insuficientes no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC nesta quinta-feira.


O IGC varia de 1 a 5, sendo que os conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes. As universidades que recebem essas notas são notificadas pela pasta e, caso não melhorem o desempenho nas avaliações seguintes, podem ser alvo de sanção, como a redução no número de vagas.

Foram avaliadas 2.176 instituições de ensino superior de todo o Brasil. Desse total, apenas 1,24% obteve conceito máximo: nota 5.

Além da avaliação geral das instituições, o MEC divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Na listagem, é possível conferir o desempenho das universidades, faculdades e centros universitários de acordo com a avaliação de cada curso oferecido. O CPC leva em conta indicadores como a titulação dos professores e a nota dos alunos no Enade. Assim como no IGC, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3 é razoável e 4 e 5, bons.


De acordo com os resultados deste ano, 594 cursos analisados tiveram conceitos 1 e 2 e estão reprovados. Apenas 57 obtiveram nota 5. No total, foram avaliados 4.143 cursos.

Fonte: VEJA

2 comentários:

  1. O MEC tem que reprovar mesmo, a qualidade do ensino superior tem que estar acima da quantidade de vagas oferecidas.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Matheus. Qualidade deve estar acima de quantidade sempre. Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.