sábado, 12 de novembro de 2011

CADA VEZ MAIS ENCRENCADO: Carlos Lupi usou avião alugado por presidente de ONG que ganhou contrato do Ministério do Trabalho

Reportagem de VEJA revela viagem oficial do ministro do Trabalho em companhia de caciques do PDT e de um dos principais acusados de desviar verba de convênios com a pasta

O ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, terá mais uma oportunidade de mostrar que é um "osso duro de roer".

Reportagem de VEJA desta semana mostra que, em dezembro de 2009, o ministro cumpriu agenda oficial usando um avião privado, alugado pelo dono de uma rede de ONGs.

Pior: o dono de ONGs integrou a comitiva e, meses depois, ganhou um contrato (entre outros que já detinha, alguns deles investigados por irregularidades) para atender a projetos da pasta de Lupi na mesma região visitada com a aeronave.

Como diz a reportagem, "mais uma daquelas clássicas confraternizações entre interesses públicos e privados, cuja despesa acaba sempre pendurada na conta do contribuinte".

Em dezembro de 2009, Lupi percorreu sete municípios do Maranhão para o lançamento de um programa de qualificação profissional no estado. Viajou a bordo de um King-Air branco com detalhes em azul, prefixo PT-ONJ, na companhia de três pedetistas e um convidado especial.

Os pedetistas eram o ex-governador do estado Jackson Lago, já falecido; o então secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel de Sousa Nascimento; e o então assessor de Lupi e hoje deputado federal Weverton Rocha. O convidado especial era Adair Meira, que chefia uma rede de ONGs conveniadas com o ministério. Foi ele, interessado direto no périplo de Lupi, quem 'providenciou' o avião.

Weverton e Lupi viajaram pelo Maranhão a bordo de avião pertencente a dono de ONG beneficiada em convênio com o Ministério do Trabalho

Como é o nome? - Na semana passada, VEJA revelou que caciques do PDT comandados por Lupi transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. As denúncias levaram o ministro a prestar esclarecimentos ao Congresso, onde afirmou desconhecer Adair: "Eu não tenho relação nenhuma com o - como é o nome? - seu Adair."

Lupi afirmou também nunca viajar em aviões particulares. Mas esqueceu de combinar a versão com seus antigos assessores. A VEJA, Ezequiel Nascimento confirmou a presença de Adair nos voos e foi taxativo ao apontar quem bancou o giro pelo Maranhão: "O Adair."

Procurado por VEJA, Weverton Rocha confirma que o avião foi alugado para servir à agenda oficial do ministro, mas diz que quem pagou por isso foi o PDT. Sua versão não faz sentido, dado que era uma viagem oficial do ministro. Ainda que fizesse, é um absurdo do ponto de vista ético. De resto, não explica o que Adair fazia no voo. No esquema de extorsão revelado por VEJA, Weverton é apontado o responsável por fixar os valores da propina cobrada das ONGs.

Competência - Indagado sobre o caso, Adair diz que nunca viajou no mesmo avião que Lupi, que não tem qualquer relação com o ministro e que suas ONGs são escolhidas pelo ministério por critérios de competência.

Entre as ONGs de Adair estão a Fundação Pró-Cerrado e a Renapsi. Desde 2008, elas já receberam 10,4 milhões de reais do ministério. Tanta competência ainda não convenceu a Controladoria-Geral da União. Ao passar um pente-fino nos contratos, a CGU encontrou irregularidades de todo o tipo e apontou: "não foi demonstrada nenhuma providência para superação das falhas". A Procuradoria da República já pediu a devolução dos recursos embolsados pelas entidades de Adair.

Fonte: Revista VEJA

2 comentários:

  1. Boa noite admirável jornalista Hugo Freitas, ainda bém que já existe, imprensa investigativa. Eles os corruptos, Trabalham em rede de corrupção, Partidos políticos, Ministérios, Ongs, Colônia de pescadores, Sindicatos e etc... Em Rosário agora notícia fresquinha diz que Presidente da Colônia de Pescadores estava cobrando 60,00 por uma carteira profissional de pescadores. o preço era ou é para o "Pescador ou Pescadoura" não fazer entrevista. As pessoas que foram reclamar em São Luís, no órgão competente a cobraça indevida,estão fora do quadro de sócios. É por isso que digo que corrupção não é exclusividade de políticos, eles são apenas, os lideres da corrupção. Fora Lupi, fora Lupi, fora Lupi. Obrigado pelo seu espaço. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Ótima contribuição, Reinaldo.

    Sempre que puder, mande-nos notícias, denúncias e outros informes que as analisaremos e publicaremos.

    Grato pela participação.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.