sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"ENEM VERGONHA": Justiça Federal derruba liminar que anulava questões


O Tribunal Regional Federal da 5ª região, com sede em Recife (PE), suspendeu nesta sexta-feira (04) a liminar da Justiça Federal no Ceará que anulava 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o país.

De acordo com a decisão, só serão anuladas as questões para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. Desse modo, a nota desses estudantes será recalculada. O MEC ainda não se pronunciou.

A decisão foi tomada pelo presidente do tribunal, Paulo Roberto de Oliveira Lima. O recurso contra a liminar (decisão temporária) foi impetrado ontem (03) pela AGU (Advocacia Geral da União).

O MEC (Ministério da Educação) havia cancelado toda a prova dos alunos da escola de Fortaleza (CE), que teriam tido acesso antecipado as 13 questões, por meio de uma apostila distribuída dez dias antes do Enem.

A decisão de anular as questões em todo o país foi tomada segunda-feira (31/10) pela Justiça Federal no Ceará, atendendo pedido do Ministério Público Federal no Estado. Para o procurador Oscar Costa Filho, ao cancelar as provas apenas para um grupo de alunos, o MEC tratou de forma regional um problema nacional.

A Polícia Federal, que investiga o caso, suspeita que o colégio copiou integralmente ao menos um caderno com 48 questões aplicadas aos alunos da escola durante um pré-teste do Ministério da Educação, em 2010. Outro caderno também pode ter sido copiado.

Para o escola, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, "sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados".

O ministério informou nesta sexta que poderá anular a prova de outros 320 alunos que participaram do Enem, caso seja apurado que eles tenham tido contato prévio com questões do exame. Há a suspeita que eles tenham tido acesso à apostila do colégio Christus.

Diante de tamanha falta de organização e fiscalização, o Enem vem gradativamente perdendo sua credibilidade e se tornando uma verdadeira "vergonha nacional".

Que país é esse que mal consegue realizar um exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior? Será que os constantes erros e falhas das últimas edições não foram suficientes para auferir o grau de incompetência que assola os (ir)responsáveis que estão incrustados no Ministério da Educação?

O Enem saiu do noticiário sobre Educação para mergulhar de cabeça nas páginas policiais, transformando-se em caso de justiça.

Hugo Freitas
Com informações da Folha UOL 

2 comentários:

  1. Bom dia estimado jornalista Hugo Freitas, eu o parabenizo, pela coragem em publicar matéria com o título: "VERGONHA NACIONAL". Sou autor de uma Proposta de Educação Familiara, o ojetivo é tratar pessoas para entenderem razões que poderão
    conduzir para uma vida feliz. Considerando que, o currícu-lo oficial do governo, tem mostrado ineficiências. Injustificavel, o termo educação. Razão pela qual, a sua indignação manifestada, traduz de forma bem simplificada em matéria: "VERGONHA NACIONASL" . Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. A incompetência dos membros do Ministério da Educação que lidam com a organização do Enem se confirma a cada ano.

    Parafraseando Bóris Casoy, O ENEM É UMA VERGONHA!!!

    O prazer é sempre nosso em tê-lo como leitor assíduo e comentador participante, Reinaldo. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.