sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vereador maranhense acusado de tráfico de drogas é cassado

Vereador cassado é acusado de tráfico de drogas

O vereador Josivaldo Freitas, o “Nego do Baé” (PTB), 29 anos, o mais votado em Olinda Nova do Maranhão nas eleições de 2008, teve seu mandato cassado por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município.

Sete dos nove vereadores da Casa Legislativa de Olinda Nova (a 255 quilômetros de São Luís) se reuniram na manhã da última quarta-feira (9) e  deliberaram pela cassação do mandato de Josivaldo.

“Nego do Baé” foi preso em 17 de agosto passado no posto da Polícia Rodoviária Federal da localidade de São Francisco, em Itapecuru Mirim, com dois quilos de cocaína pura, escondidos embaixo do banco do passageiro do carro que ocupava.

Josivaldo confessou ser o dono da droga apreendida. Ele disse que adquiriu o produto em São Luís, no bairro do São Cristóvão, pelo valor de R$ 12 mil. Segundo o ex-vereador, a cocaína foi vendida por um traficante de Belém/PA, que vem à capital maranhense eventualmente.

Segundo a polícia, a droga seria distribuída na região da Baixada.

Desde sua prisão, Josivaldo Freitas vinha sendo apoiado pela presidente da Câmara de Vereadores de Olinda Nova, Eunice de Jesus Carneiro Soares, a “Nicinha” (PSC), que concedeu ao vereador dois meses de licença, cujo prazo expirou no dia último dia 26 de outubro.

Uma Comissão Processante foi instalada logo após a prisão do vereador, mas manobras políticas sempre evitavam o quorum suficiente para deliberações e votações.

“Nego do Baé” foi o mais votado na eleição municipal de 2008, com 357 votos – 59 a mais do que o segundo colocado, Raimundo Freire (PDT), que obteve 298 votos.

Natural de São Vicente Férrer (também na Baixada), o político tem seu reduto eleitoral na localidade “Curva da Mangueira”, zona rural de Olinda Nova.

O envolvimento do vereador com quadrilhas de grandes traficantes do Maranhão está sendo investigado pela PF.

O Ministério Público Estadual, por meio do promotor Luís Eduardo Souza e Silva, da Comarca de Itapecuru Mirim, denunciou “Nego do Baé” em setembro.

O MP pediu a condenação do réu sob a acusação de transporte de entorpecentes e tráfico de drogas entre estados da Federação.

Hugo Freitas
Com informações do Jornal Pequeno

2 comentários:

  1. Bom dia admirável jornalista Hugo Freitas, eu conheço a cidade de Nova Olinda do Maranhão. Passei por lá, compondo a Equipe de Trabalho do Viva Cidadão. Na cidade moram pessoas envolvidas com tráfico de Cocaína, presas e noticiadas pela imprensa. É um contra-senso, droga dar dinheiro e dinheiro compra votos! Em uma sociedade civilizada uma pessoa envolvida com drogas traficando, não consegue eleger-se. O povo é mesmo ingênuo??? Lamento! Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Que o digam os traficantes do Rio de Janeiro, que possuem o aval de policiais corruptos.

    "Droga dá dinheiro e dinheiro compra votos". Combinação mais-que-perfeita!!!

    Muito bom o comentário, Reinaldo. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.