domingo, 13 de novembro de 2011

BANDEIRA DO BRASIL É HASTEADA NA ROCINHA

Bandeira do Brasil hasteada na Rocinha marca "recuperação do território pelo Estado"

Uma bandeira do Brasil foi hasteada no alto da favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, no início da tarde deste domingo (13).

A cerimônia simbólica marca a "recuperação do território pelo Estado", segundo definiu o capitão de mar e guerra Jonatas Magalhães, que participou da Operação Choque de Paz, deflagrada em comunidades da região.

A ocupação incluiu ainda o Vidigal e a Chácara do Céu. As três favelas devem receber, em breve, a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado. A data para a implantação não foi anunciada. Cerca de mil moradores estiveram no local, e gritaram "Rocinha, Rocinha, Rocinha" enquanto a bandeira era erguida.

Espaço aéreo da Rocinha foi fechado durante operação de "recuperação do território pelo Estado"

Antes da cerimônia, o governador Sérgio Cabral disse, em entrevista coletiva, que os 100 mil moradores na Rocinha e quase 20 mil moradores do Vidigal "são pessoas que precisavam de paz".

Ele lembrou que, pela localização das comunidades, na zona sul, região nobre do Rio, elas abrigam "garçons, cabeleireiras, manicures, porteiros, mecânicos, enfermeiros, empregadas domésticas, profissionais com nível superior" e trabalham em estabelecimentos de comércio e serviços. "São pessoas que querem viver com dignidade, com acesso à uma vida digna e qualquer acesso a esta vida passa por paz."

A Operação Choque de Paz conta com cerca de 3 mil homens da Marinha Brasileira, dos batalhões de Choque e de Operações Especiais (Bope) da PM, além de policiais civis e federais.

A ação foi iniciada na madrugada deste domingo, (13) com o bloqueio de vias de acesso à região, e considerada completa às 7h30, quando veículos blindados da Marinha deixaram o local. Nenhum confronto ou incidente violento foi registrado, segundo a polícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nenhum tiro chegou a ser disparado.

As UPPs são a ferramenta de maior visibilidade da administração estadual em relação à segurança pública em comunidades pobres e no combate ao tráfico de drogas e às milícias – grupos paramilitares formados por policiais e ex-policiais que agem de modo análogo aos narcotraficantes no controle do território, embora nem sempre operem a venda de entorpecentes.

Fonte: Rede Brasil Atual
Editado por: Hugo Freitas

3 comentários:

  1. Boa tarde admirável jornalista Hugo Freitas, "quem me dera" eu pudesse coletar milhares de assinaturas em requerimento coletivo. O Título do requerimento. Senhor Sérgio Cabral, venha candidatar-se a governador no Estado do Maranhão, para organizar a Secretaria de Segurança Pública e plantar a semente da PAZ. Trabalhadores merecem ter paz! Não é o Rio de Janeiro quem está de parabens, é o mundo ao saber que existe Homes que no poder são capazes de promover a paz. Espero que, aqueles que estando no poder maior dos Estados e, não podendo garantir a paz de seus representados! tenham a sensibilidade de curvar-se diante ao povo e renunciar ao cargo de executivo. Estadual e Municipal. Obrigado pelo seu espaço. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Boa noite prezado jornalista, uma ironia! Foi hasteada a Bandeira do Brasil em substituição a Bandeira do Tráfico de Drogas na favela da Rocinha. São tantas desgraças nesse Brasil, de gentes, sem pátria, sem moradia e sem alimento, É verdade que no Brasil que um Senador Ganha 62000,oo por um mês, é o mesmo Brasil que um trabalhador recebe 545,00 para trabalhar em um mês? Esse não é o Brsil de Lula e nem de Dilma? Esse não é o Brsil do PT? Será que wasington, depois que chegou no Palácio dos Leões esqueceu os motivos que os construiam seus discursos? Vice não manda em nada, quem manda é a Senhora Roseana! Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  3. Todos merecem paz. A questão é saber se tudo será feito para que essa paz seja duradoura e não apenas remédio temporário por causa da Copa e das Olímpiadas.

    Seria interessante mesmo ver uma operação como essa sendo feita em todas as instâncias de poder político deste país, começando por Brasília e aportando no Maranhão. Não haveria cadeia suficiente para tantos corruptos.

    Grato pela participação, Reinaldo. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.