sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DCE DA UFMA DIVULGA NOTA SOBRE EXONERAÇÃO DE CONSELHEIROS ESTUDANTIS


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (DCE-UFMA) divulgou Nota Oficial sobre a exoneração de dois membros estudantis do Conselho Superior de Administração da UFMA. O motivo da exoneração? Faltas não justificadas.

De acordo com a Nota, a direção do DCE repudia a falta de compromisso dos representantes eleitos que não estavam cumprindo com o seu devido papel, alegando que "estudantes que foram eleitos pelos próprios estudantes para vos representar neste espaço de extrema relevância para a Universidade, precisam realmente ter o compromisso verdadeiro com a classe estudantil. E isso não aconteceu, pois estes estudantes pouco contribuíram com o debate dentro do conselho, e se quer fez valer o seu voto".

Leia abaixo a Nota Oficial do DCE-UFMA na íntegra:

NOTA OFICIAL SOBRE A EXONERAÇÃO DE CONSELHEIROS ESTUDANTIS

O Diretório Central dos Estudantes 17 de setembro – DCE UFMA, entidade de representação máxima dos estudantes desta instituição de ensino superior, comprometido com a educação maranhense e brasileira, com um histórico de luta frente às opressões da ditadura e de quem coloca tal momento como modelo, ainda, nos dias atuais, vem mostrar seu repudio aos conselheiros estudantis que foram exonerados do CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA por faltas não justificadas.

A ex-estudante não concludente do curso de Ciências Sociais e atual estudante de Administração, Renata Teixeira Rios Pearce, e o estudante de Filosofia e atual Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL) da UFMA, Tairo Lisboa Montagner, foram exonerados do CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO – CONSAD – DA UFMA por faltas não justificadas a secretaria dos colegiados superiores.

O CONSAD é um dos mais importantes conselhos superiores da Universidade Federal do Maranhão. Espaço de discussões e deliberações sobre temas relevantes como: distribuição orçamentária dos recursos da UFMA; aprovação das contas da Fundação Sousândrade, Fundação Josué Montello e Fundação UFMA; aprovação de licitações; acompanhamento das obras; discussão e aprovação sobre os espaços da UFMA; e demais assuntos ligados a administração da UFMA.

O MEMO INTERNO Nº 39/SCS da Secretaria dos Colegiados Superiores do dia 06 de outubro de 2011 com a seguinte redação: “Senhor Coordenador do DCE, cumprimentado-o, informo-lhe para as providências devidas que Renata Teixeira Rios Pearce e Tairo Lisboa Montagner, representantes dessa Entidade no Conselho de Administração/CONSAD, perderam o mandato conforme prevê o Regimento Geral em seu Art. 31 §3º. Cordialmente, Altiva Dorcas Lages Costa – Secretária dos Colegiados Superiores”, informa sobre a exoneração dos estudantes citados acima.

Estudantes que foram eleitos pelos próprios estudantes para vos representar neste espaço de extrema relevância para a Universidade, precisam realmente ter o compromisso verdadeiro com a classe estudantil. E isso não aconteceu, pois estes estudantes pouco contribuíram com o debate dentro do conselho, e se quer fez valer o seu voto.

O Diretório Central dos Estudantes 17 de setembro acredita que a organização do movimento estudantil é fundamental no processo de conquistas dentro e fora de nossa Universidade, e, neste sentido, é muito importante que estudantes comprometidos possam de fato vos representar nestes espaços deliberativos da Academia.

Precisamos unificar o movimento estudantil em prol de uma discussão mais ampla e consistente sobre a paridade dos conselhos superiores de nossa Universidade, pois queremos ampliar nossa voz e a vontade de poder construir o melhor espaço acadêmico para todos os estudantes.

Entendemos que é estratégico o fortalecimento das entidades estudantis de base para que haja uma grande revolução acadêmica, política e estrutural de nossa tão valorosa UFMA, e, por isso, fortaleça o centro e/ou diretório acadêmico elegendo representantes que realmente irão vos representar nestes espaços deliberativos.

São Luís, 31 de Outubro de 2011.
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES 17 de Setembro – DCE UFMA
GESTÃO “DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE”

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. Bom dia admirável jornalista Hugo Freitas, eu gosto de dizer que na cidade de Rosário -MA, nos anos 1997/2000, fui conselheiro de saúde atuante e, nesse conselho existiam pessoas com cursos do terceiro grau. Lamento por ter aproveitado-me da igenuidade, dos possuidores de cursos de 3º graus. Queriam e usufluiam do privilégio de não assinar os pontos, alegando -os de terem Curso superior. Por varias vezes, fui obrigado a humilhá-los! Dizia: Superior é a ação do superior!. Inferior são todos que não teem noção do ridícu-lo. Dia desses proferi leitura sobre pesquisa em que o resultado: estudante da UFMA, não ler um livro por ano. Imaginem! Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, o descompromisso de alguns estudantes tanto com o ensino quanto com os espaços de representatividade estudantil é uma mostra clara da aliança perfeita entre falta de compromisso e incompetência.

    Isso serve de alerta para que os eleitores prestem maior atenção no ato de escolha de seus "líderes", bem como tenham mais interesse em "fiscalizá-los", cobrando deles maior comprometimento e responsabilidade.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.