quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TUMULTO EM PAÇO DO LUMIAR: população protesta e PM reage com tiros e bombas


Um protesto realizado pela população do município de Paço do Lumiar exigindo melhorias na região terminou em grande tumulto nesta quarta-feira (09).

De acordo com os moradores do bairro Maiobão, a Polícia Militar usou bombas de efeito moral e disparou tiros de borracha para conter os manifestantes, que protestam desde o último sábado (5) contra a prefeita da cidade de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PSD). Pelo menos cinco pessoas, entre idosos e crianças, ficaram feridas no tumulto.


A confusão começou por volta das 17h desta quarta-feira (09), depois que o secretário de infraestrutura da cidade, por ordem da prefeita, ordenou o desbloqueio de ruas e avenidas do Maiobão, que foram interditadas com pneus e pedaços de madeira pelos moradores em forma de protesto pela falta de pavimentação.


O Batalhão de Choque da PM chegou à localidade com caminhões e tratores para desobstruir as vias. Houve reação dos moradores e os policiais partiram para a agressão.

De acordo com um morador da localidade, o mesmo que enviou as fotos da ação policial para o blog, o clima permanece tenso na região. Policiais da tropa de choque ainda estão no local. Os manifestantes prometem que irão agir, se a situação não se alterar nas próximas horas.

Hugo Freitas

Veja as fotos enviadas com exclusividade por um leitor do blog e morador do bairro Maiobão:






5 comentários:

  1. Meu namorado estava presente...disse q a Revolta era grande!!Parabéns ao moradores do conjunto Maiobão!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite admirável jornalista Hugo Freitas, parabenizo-te por divulgar essa arbritariedade feita pela PM, contra os manifestantes. Pelo que tenho lido em Blog, sobre montante de recurso que a prefeitura tem recebido. E, sendo necessário realizar beneficios que os munícipes estão a espera e, não havendo outras alternativas, exemplifico: A população participou ativamente do PPA? As contas da Prefeitura ficam à disposição da população na Câmara de Vereadores? Não! A população observa a contratação de parentes e cabus eleitorais, em detrimento ao caos instalado! Deve ser isso que está acontecendo em Paço do Lumiar!!! Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  3. Esse ato de protesto dos moradores do Maiobão é exemplo sintomático de que, a cada dia, a população desassistida e espoliada do Maranhão está recorrendo a manifestações como forma de demonstrar sua indignação e exigir melhorias dos gestores públicos.

    Estes, por sua vez, "surpreendidos" pela capacidade de protesto da população sofrida, utilizam a única arma de que dispõem "legalmente" para desmobilizar manifestações: a força bruta policial.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Hugo Freitas, estou colocando à disposição pública, por mei do meu Blog: www.reinaldocantanhede.blogspot.com, conteúdo da "Cartilha Contas na Mão". Uma produção do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e Ministério Público Estadual, o objetivo é Capacitar o Cidadão para Fiscalizar a Gestão Municipal. A cada 24 horas eu atualizo com uma lauda(página). Antes de eu iniciar o processo publiquei em mural de 30 amigos virtuais, no facebook e, enviei para mais de 140, endereços eletrônicos. Imaginem quantos candidatos ao cargo de vereador devem registrar candidaturas em 2012, no município de Rosário-MA, com 26.000 eleitores? Com isto, remeto-me ao caos de Paço do Lumiar. Quando o povo vai para as rus é porque não tem representantes. Entretanto, é preciso buscarmos reflexões em parábulas da Biblia Sagrada. Refiro-me sobre as distribuições dos talentos...!Eu cumpro com o meu dever eleitoral,sindical e de Agente social por váris décadas, estou cansado! Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  5. Muito boa iniciativa, companheiro Reinaldo.

    População consciente é população ciente do trânsito de seus impostos, dos investimentos e gastos feitos pelos gestores públicos como forma de cobrar-lhes a aplicação e administração devida dos mesmos.

    Parabéns pela excelente iniciativa. Fique à vontade para aproveitar bem este espaço. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.