quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Polícia prende o traficante mais procurado do Rio de Janeiro

Nem, chefe do tráfico de drogas da Rocinha, dentro do carro da Polícia Federal. (Foto: Agência O Globo)

O traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi preso no final da noite desta quarta-feira (9), no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro. A prisão foi realizada em conjunto com policiais federais da delegacia de Repressão a Entorpecentes.

Segundo a polícia, Nem, que era considerado o traficante mais procurado da cidade, chegou a oferecer R$ 1 milhão aos policiais para não ser preso. O traficante estava no porta-malas de um carro ocupado por outros três homens. O veículo foi parado em uma blitz realizada por policiais do batalhão de Choque da PM, na avenida Borges de Medeiros.

Um dos ocupantes afirmou que era cônsul honorário do Congo no Brasil e se recusou a autorizar a revista no carro por policiais militares alegando imunidade diplomática. Então, agentes federais foram chamados e encontraram Nem escondido no porta-malas do veículo com uma grande quantia em dinheiro.

O traficante e os outros três homens foram levados para a sede da polícia federal no Rio, localizada na Praça Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro e devem ser transferidos ainda nesta quinta-feira para o Complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste.

A Polícia Federal ainda não descartou a possibilidade de um dos presos realmente se tratar de um cônsul, apenas afirmou que os três são advogados e possuem carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) . A assessoria do Ministério das Relações Exteriores afirmou ao iG que está checando a informação junto com o Departamento de Polícia Federal (DPF).

A captura de Nem ocorreu horas depois de agentes do DPF ter prendido três policiais civis, um PM reformado e um ex-PM suspeitos de ajudarem na fuga de cinco traficantes que saíram da Rocinha. Cinco traficantes foram presos junto com os agentes.

Entre eles, Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, e Sandro Luís Amorim, o Lindinho, Peixe ou Foca, que comandam o tráfico no morro de São Carlos, no Estácio, na zona central, e Valquir Garcia, o Carré, que é o líder do morro da Coroa, no Catumbi, na mesma região.

Os suspeitos estavam em um comboio de quatro carros que seguia pelo bairro da Gávea, na zona sul. Com eles, foram apreendidos três fuzis, 11 pistolas, cinco granadas, dinheiro, joias, computadores e diversos carregadores.

Nem assumiu o controle do tráfico na Rocinha em 2005 após a morte do então líder Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-Te-Vi em um confronto com a polícia. Durante os primeiros anos, dividiu o comando da comunidade com o traficante João Rafael Silva, o Joca. Este, no entanto, deixou a favela e acabou preso no Nordeste em 2007.

No início desta semana, a polícia recebeu informações de que o traficante teria procurado atendimento na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Rocinha porque passou mal após ter consumido drogas em uma festa na comunidade.

A favela da Rocinha deverá ser ocupada no próximo domingo (13) para dar início a implantação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na comunidade.

Fonte: Portal IG

Um comentário:

  1. Bom dia admirável jornalista Hugo freitas, sou vítima das drogas, perdi um filho em 1999, estava com 32 anos de idade, atirou - se de uma ponte sobre o r
    Rio Itapecuro, na cidade de Rosário. O rapaz tinha a formação em técnicas agropecuária, antes desse episódio, eu já realizava palestras nos bairros sobre os direitos da criança e do adolescente. Dizia: ou enfretaremos a situação ou então, filho de pobres irão matar filhos de pobres em razão da vilência induzida pelo tráfico. Nunca fui ouvido! Em 204 iniciou-ses palestra sobre a Arte de Educar filhos, sobre a orientação do autor da publicação "A Arte de Educar nossos Filhos, por Dhon Gottimam PHD. - 1997. Organizou-se vários seminários, apresentamos com o auxílio de equipamento multimidia (data Show). Sistematizou-se idéis em Proposta científica, embasa em ditames científicos de vários autores conhecidos. Coletamos 1476 assinaturas em requerimento coletivo encaminhou-se para a governadora do Estado do Maranhão, na perspectiva de que seja incluído no PPA 2012/2015. Estmaos no aguardo de que seja implantada a política de Educação familiar como prevenção ás drogas e o CAPS ad. ll Regional, para tratar dos dependentes qúimicos. Por entendermos que divulgar os atos violentos, acredito seja com boa intenção! Não estamos buscando a solução dos problemas. Coforme nos permite aos gentes público e a sociedade civil organizada propor. É o que justifica o processo municipalizado. Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.