segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VÍDEO MOSTRA MOMENTO EM QUE CINEGRAFISTA DA BAND É BALEADO

Gelson Domingos, morto quando cobria uma operação policial em favela do Rio de Janeiro

O cinegrafista da TV Bandeirantes, Gelson Domingos (46 anos), foi morto neste domingo (06) quando participava da cobertura de uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas na Favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense.

Ele foi atingido com um tiro de fuzil no peito e chegou a ser levado para uma UPA próxima ao local, mas não resistiu aos ferimentos.

A TV Bandeirantes divulgou as imagens feitas pelo cinegrafista Gelson Domingos que mostra o momento em que ele foi atingido por um tiro de fuzil.

Assista ao vídeo abaixo:


O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro responsabilizou a TV Bandeirantes pela morte do repórter cinematográfico. Gelson Domingos, que também trabalhava na TV Brasil, usava um colete à prova de balas, mas o projétil ultrapassou a proteção.

Para a presidenta do sindicato, Suzana Blass, a morte do cinegrafista foi uma tragédia anunciada, porque os coletes fornecidos pelas empresas de comunicação não resistem a tiros de fuzil. Ela disse que o sindicato pode recorrer à Justiça para obrigar a Bandeirantes a amparar a família de Domingos.

"Isso [o colete] é uma maquiagem. Os coletes não oferecem segurança para o profissional porque não protegem contra os tiros de fuzil, a arma mais usada pelos bandidos e também pela polícia no Rio. E as emissoras só dão o colete porque a convenção coletiva de trabalho estabeleceu que o equipamento é obrigatório em coberturas de risco”.

Para Suzana Blass, além da falta de condições de trabalho, o profissional de comunicação convive diariamente com uma questão cultural, pois está sempre em busca da melhor imagem. “Com isso, ele acaba aceitando o trabalho sem pensar no risco que vai correr, sem pensar na necessidade de se prevenir contra os acidentes e também para não ficar com fama de “marrento” caso se recuse a cumprir a pauta”.

Pela TV Brasil, o cinegrafista Gelson Domingos e o repórter Paulo Garritano ganharam, no ano passado, menção honrosa na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria TV Documentário, com a série sobre pistolagem no Nordeste, exibida no programa Caminhos da Reportagem.

Hugo Freitas
Com informações das Agências Brasil, Estadão e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.