domingo, 27 de novembro de 2011

DIREITO GARANTIDO: Cinema volta a aceitar carteirinhas estudantis da UFMA

Desde o inicio do ano, 2011, estabelecimentos que são obrigados a fornecer meias culturais em São Luís estavam descumprido a lei municipal de número 4.729 de 28 de dezembro de 2006, pois não aceitavam as carteiras do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca da UFMA como comprovantes da condição de estudantes universitários.

Ao tomar conhecimento do problema, o Diretório Central dos Estudantes “17 de setembro” da UFMA enviou um pedido de explicações ao Cine System e Box Cinema, locais que tinham a maior incidência de reclamações por parte dos universitários. Atendendo ao pedido, Marcus Barbosa, Gerente da rede Cine System, resolveu dialogar com os estudantes da Universidade.

Em reunião com representantes do DCE/UFMA e mais dezessete Diretórios e Centros Acadêmicos da UFMA, Marcus Barbosa explicou os motivos do impasse, ao tempo em que se costurou um acordo para que as carteirinhas fossem aceitas novamente.

Assim, ficou decidido que, por tempo indeterminado, os estudantes da UFMA poderão voltar a adquirir a meia entrada portando suas carteiras do RU e da Biblioteca.

Para isso, o DCE terá que viabilizar junto à administração da UFMA um controle dos estudantes que estão matriculados na instituição. Com isso, a entidade estudantil ficará responsável por fornecer um selo para que os universitários possam utilizá-lo em suas carteirinhas, caracterizando assim a autenticidade do documento.

Para Marcus Barbosa, a interrupção da aceitação das carteirinhas se deu por falta de diálogo com os representantes estudantis. "Infelizmente, faltou comunicação entre as partes. Não tínhamos conhecimento do processo, mas agora após a realização dos diálogos com o DCE e os líderes estudantis, adotamos as medidas para que nenhum estudante da UFMA tenha seu direito usurpado", afirmou.

Em relação ao Box Cinema, a secretária de Arte e Cultura do DCE/UFMA, Lilian Brito, informou que ainda não recebeu uma resposta do estabelecimento, mas que os estudantes continuarão insistindo no diálogo para que ocorra uma solução para o problema.

Hugo Freitas
Com informações da Secretaria de Comunicação DCE/UFMA

Um comentário:

  1. Não adiantou nada pois agora em pleno 2014 a administração desses cinemas de São Luís voltaram com essa prática de não aceitar a carteira do RU da UFMA que agora é unificada com a biblioteca e alegam que não é possível comprar a meia passagem pois a carteira não apresenta validade, sendo que não é culpa minha que a universidade não colocou a bendita validade nesses cartões já que temos que renová-lo anualmente. Comprar meia passagem no UCI KINOPLEX SHOPPING DA ILHA é um transtorno digno de passar vergonha com atendentes que te tratam mal, como se fosse um colega qualquer e que não aceitam a carteira da UFMA de jeito nenhum. Tenho que recorrer a gerência do cinema todas as vezes e quando ela não se encontra presente o jeito é adquirir uma inteira. Até quando o consumidor e principalmente os estudantes vão ser usurpados de seus direitos? Pensam que nós somos otários só pode

    ResponderExcluir

Grato pela participação.