quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MUAMAR KADAFI ESTÁ MORTO!!!

Imagem, provavelmente de um celular, mostra o suposto corpo de Kadafi

O CNT (Conselho Nacional de Transição) afirmou nesta quinta-feira (20) que o presidente líbio, Muamar Kadafi, foi capturado esta manhã e morto.

De acordo com informações preliminares, ele estava com as duas pernas feridas. Kadafi foi atingido por tiros nas pernas ao tentar escapar da captura, segundo integrantes da oposição.

Kadafi estava desaparecido desde que o CNT assumiu o comando da capital, Trípoli, e das principais cidades líbias. Informações iniciais indicavam que o presidente estava escondido no deserto, na área de fronteira da Líbia com o Níger. A mulher de Kadafi e três de seus filhos pediram abrigo ao governo do Níger.

Por meio de mensagens de áudio, enviadas a uma emissora síria, Kadafi mantinha contato com a população líbia. Nas últimas gravações, ele disse que resistiria à pressão “até o final” e pediu que os líbios fiéis a ele fizessem o mesmo. Kadafi informou ainda que não deixaria a Líbia.

Em setembro, o Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu que a Interpol, a polícia internacional, capturasse Kadafi e seus aliados. Em março, o tribunal anunciou que o presidente líbio e seus colaboradores seriam julgados por crime contra a humanidade, como violação aos direitos humanos, assassinatos e estupros.

Segundo uma fonte do escritório de informação do Conselho Local de Misrata, Kadafi morreu nas mãos dos rebeldes durante a tomada de Sirte, sua cidade natal, que foi ocupada nesta quinta-feira (19) pelos rebeldes após um ataque de dois meses.

Sirte era o último foco de resistência das tropas ainda leais ao ditador. As ruas de Trípoli e Sirte foram ocupadas rapidamente pela população que comemorava a notícia. Muitos tiros foram disparados para o ar. Veja vídeo abaixo de rebeldes comemorando a morte de Kadafi


Até o momento a OTAN, aliada dos rebeldes, não confirmou a informação da morte ou da captura do ditador.

Em outros momentos da luta contra Kadafi já foram divulgadas informações, como a captura dos filhos do ex-ditador, que depois foram desmentidas. Os Estados Unidos também não confirmam a morte de Kadafi.

Com a queda da cidade-natal de Kadafi, Sirte, o CNT deve iniciar a tarefa de instaurar um sistema democrático no país - a promessa era de fazer isso quando todo o território líbio estivesse sob controle do novo governo.

Kadafi, foragido da Justiça internacional por acusações de ordenar a morte de civis, foi derrubado por forças rebeldes em 23 de agosto, após 42 anos no poder. Os protestos contra o comandante começaram em fevereiro, e foram violentamente combatidos pelo exército líbio.

A expectativa era de que o ex-ditador fosse encaminhado ao Tribunal Penal de Haia para ser julgado por crimes de guerra.

Leia também:

Hugo Freitas
Com informações das agências EFE e Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.