terça-feira, 25 de outubro de 2011

Filha de Carlos Prestes protesta contra o PCdoB

Anita Leocádia Prestes é professora do Departamento de História da UFRJ


O Blog Hugo Freitas teve acesso a uma carta enviada por Anita Prestes para a direção do PCdoB em protesto contra a "utilização indébita" da imagem de seus pais, Luís Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, no programa do partido exibido na TV na noite da última quinta-feira (20).

Na carta, Anita Prestes demonstra sua "indignação" com a exposição indevida da imagem de seus pais num momento de "oportunismo" de um partido que adotou uma política "reformista" e de "traição da classe operária".

Por fim, em respeito à memória desses "dois revolucionários comunistas", Anita sugere que a direção do PCdoB deixe de se utilizar da imagem de Prestes e Olga como estratégia de impedimento do desgaste de dirigentes envolvidos em supostos "atos de corrupção".

Veja a íntegra da carta abaixo:

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Dirijo-me à direção do PCdoB para externar minha estranheza e minha indignação com a utilização indébita da imagem dos meus pais, Luís Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, em Programa Eleitoral desse partido, transmitido pela TV na noite de ontem, dia 20 de outubro de 2011.

Não posso aceitar que se pretenda comprometer a trajetória revolucionária dos meus pais com a política atual do PCdoB que, certamente, seria energicamente por eles repudiada. Cabe lembrar que, após a anistia de 1979 e o regresso de Luís Carlos Prestes ao Brasil, durante os últimos dez anos de sua vida, ele denunciou repetidamente o oportunismo tanto do PCdoB quanto do PCB, caracterizando a política adotada por esses partidos como reformista e de traição da classe operária. Bastando consultar a imprensa dos anos 1980 para comprovar esta afirmação.

Por respeito à memória de Prestes e de Olga, o PCdoB deveria deixar de utilizar-se do inegável prestígio desses dois revolucionários comunistas junto a amplos setores do nosso povo, numa tentativa deplorável de impedir o desgaste, junto à opinião pública, de dirigentes desse partido acusados de possível envolvimento em atos de corrupção.

Atenciosamente,
Anita Leocádia Prestes

2 comentários:

  1. Bom dia Senhor Hugo Freitas, desde a minha compreensão melhorada, militei em partidos de esquerda. Emocionado, derramava lagrimas, ao ver o tremular das bandeiras vermelhas e brancas. Lula era o meu ídolo, após a sua composição governista fiquei triste e pedi para desfiliar-me do PT. A parti de então, são tantas as decepções. No pleito próximo passado votei nos candidatos do PC do B. Aproxima-se o pleito mucipal e eu retirei a minha candidatura a vereador. Com qual discurso vou para o palanque! Vou representar quem? Pescadores que não pescam!!!! Eu vou defender quem??? Qual a classe que está cumprindo com o seu dever?...

    ResponderExcluir
  2. Difícil responder a tais questionamentos, Reinaldo, uma vez que os posicionamentos assumidos por determinadas siglas partidárias e de seus partícipes variam conforme a conjuntura política que se apresenta. Vide o exemplo do PT, que você mencionou, como cristalina ilustração.

    Quanto ao teor dos discursos, sugiro que sua voz se dirija aos mais desfavorecidos, aos marginalizados pela atual política econômica neoliberal, às populações pobres mais carentes e necessitadas de atendimento de saúde, alimentação e educação, independentemente de siglas partidárias.

    Creio que, assim, nosso sofrimento como militante político diminua perante à satisfação de lutarmos por causas justas e necessárias.

    Extremamente grato por sua participação, companheiro Reinaldo. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.