terça-feira, 25 de outubro de 2011

Disputa familiar pela memória? Neta de Carlos Prestes defende o PCdoB


Ana Maria Prestes: "Sobre o legado de Olga e Prestes"

A edição desta segunda-feira (24) do jornal O Globo traz uma matéria sobre as críticas da historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Luís Carlos Prestes e Olga Benário, ao uso das imagens de seus pais no programa partidário do PCdoB – que foi ao ar na última quinta-feira (20), em rede nacional de televisão.

Ao lado de outros grandes nomes que ajudaram a construir o movimento comunista no Brasil, Olga e Prestes foram, na verdade, homenageados pela heroica atuação na vida política do país.

Anita chegou a encaminhar uma carta ao Comitê Central do Partido em manifestação contrária à homenagem do PCdoB aos seus pais (LEIA AQUI). Em resposta, a socióloga Ana Maria Prestes Rabelo – membro do Comitê Central do PCdoB e neta de Luís Carlos Prestes – contesta a postura da tia. Ela lembrou que a trajetória do avô “é uma referência na história mundial do século 20” e não pode ser vista como um bem pertencente a qualquer um de seus herdeiros.

“Através destas homenagens e graças à força do PCdoB nos dias atuais, as novas gerações de jovens comprometidos com o desenvolvimento do Brasil podem conhecer esta história e decidir se integrar à ela”, diz Ana Maria.

Ela ressaltou que, há 15 anos, escolheu militar no PCdoB e se reafirmou testemunha das constantes homenagens e do respeito que o Partido rende à memória de Prestes – interna e publicamente.

Ana Maria falou ainda dos ataques e das calúnias das quais o PCdoB foi acusado recentemente. “Nas últimas semanas, este Partido tem sido sistematicamente atacado como parte de uma estratégia que pretende deslegitimar um governo comprometido com os avanços do Brasil. E, não por coincidência, esta estratégia é inflamada pela mesma imprensa golpista que meu avô e minha avó, Maria, me ensinaram a condenar”.

Leia abaixo a íntegra da carta divulgada por Ana Maria Prestes Rabelo:

Sobre o legado de Olga e Prestes

No último dia 21 de outubro, em carta enviada ao PCdoB, minha tia, Anita Leocádia Prestes, protestou contra a homenagem prestada pelo PCdoB a Olga Benário e Luiz Carlos Prestes em programa televisivo transmitido na noite do dia 20 de outubro.

Como neta de Prestes, sempre penso que felizmente em nossa numerosa família ninguém se arvora a ser proprietário(a) da história do meu avô e temos todos consciência de que sua trajetória é uma referência na história mundial do século 20 e não pertence a qualquer um de nós.

Perto de comemorar seus 90 anos, o PCdoB presta uma homenagem a todos aqueles que ajudaram a construir o movimento comunista no Brasil, nas suas diferentes etapas e de diferentes maneiras.

Através destas homenagens e graças à força do PCdoB, nos dias atuais, as novas gerações de jovens comprometidos com o desenvolvimento do Brasil podem conhecer esta história e decidir se integrar à ela.

O programa de TV veiculado pelo PCdoB expressou este momento especial pelo qual passam os comunistas no Brasil, de aumento da influência de suas ideias e projeção de suas lideranças. Por isso, o mesmo tem sido alvo de uma poderosa reação de setores que há tempos imemoriais tentam calar a nossa voz.

O PCdoB foi o Partido que escolhi para militar há 15 anos e sou testemunha das homenagens e o respeito que se tem rendido à memória de Prestes no seu interior e em suas manifestações públicas.

Nas últimas semanas, este Partido tem sido sistematicamente atacado como parte de uma estratégia que pretende deslegitimar um governo comprometido com os avanços do Brasil. E, não por coincidência, esta estratégia é inflamada pela mesma imprensa golpista que meu avô e minha avó, Maria, me ensinaram a condenar.

Ana Maria Prestes Rabelo
Membro do Comitê Central do PCdoB

2 comentários:

  1. Bom dia Hugo freitas, obrigado por permitir o acesso aos seus escritos e as divergências de ponto de vista de familiares do admirável e, imortal, Luís Carlos Prestes. Compreensíveis as discordâncias, da filha e da neta, talvez,por serem de gerações diferentes. Importante que a filha entenda que, mesmo atualmente o PC do B, disvirtue os ideais do seu pai, foi ele quem o criou. Anita indignada, em sua manifestação, entende que o PC do B, estando envolvido em escândalo dessa ordem, deveria poupar o nome do seu pai que, por onde esteja desaprova essa conduta. Por certo! Quanto a neta entende este fato ser calunioso. Talvez a filha Anita, esperasse do partido: um pedido de desculpas ao seu fundador!

    ResponderExcluir
  2. O interessante nisso tudo é perceber o posicionamento da historiadora Anita (filha) e da socióloga Ana Maria (neta): a primeira protestando contra o "oportunismo" de dirigentes do PCdoB, numa tentativa de não "macular" a imagem de Carlos Prestes; a segunda defendendo a utilização da imagem do "herói comunista", contribuindo para a preservação da memória do avô junto às novas gerações.

    Grato pela participação, Reinaldo. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.