domingo, 23 de outubro de 2011

Comissão da Verdade será instalada no Maranhão para investigar fatos ocorridos durante a Ditadura Militar

A audiência pública de instalação da Comissão da Verdade no Estado do Maranhão irá ocorrer nesta segunda-feira (24), às 8h, no Auditório Gervásio Santos da Assembleia Legislativa, em São Luís (MA).

Participarão do evento o líder camponês Manoel da Conceição – pioneiro da luta organizada no meio rural maranhense e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Maranhão; o jornalista Neiva Moreira, símbolo da resistência à repressão e um dos exilados maranhenses pelo regime; e familiares da médica comunista Maria Aragão, referência na luta pela democracia e pelo respeito aos direitos humanos.

A iniciativa é uma ação conjunta do Deputado Estadual Bira do Pindaré e do Deputado Federal Domingos Dutra, primeiro vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, ambos do PT-MA.

“Esta é uma oportunidade de passarmos o Maranhão a limpo. É um momento histórico e importante para fazermos um regaste da memória do nosso país, em especial do Maranhão, localizando e ouvindo as pessoas que foram vítimas da ditadura”, explicou Dutra, um dos defensores, no Congresso Nacional, da criação da Comissão da Verdade – aprovada no final de mês passado.

Segundo o deputado Dutra, a criação dessa Comissão, além de fortalecer os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, vai aprofundar o debate sobre os direitos humanos, a violência e a impunidade praticada no Brasil.

O deputado estadual Bira do Pindaré, autor da proposta de realização da audiência, reforçou que o objetivo “é construir uma comissão que discuta a democracia brasileira e ao mesmo tempo apure os crimes cometidos durante a Ditadura Militar e, assim, resgatarmos e garantirmos a memória histórica do povo brasileiro”.

Ao falar do papel do Comissão da Verdade do Maranhão, Bira foi enfático: “Nós não podemos apagar a história, nem aceitar o sigilo eterno como alguns sugerem em relação a essa temática”.

Além de apurar a responsabilidade sobre os atos praticados no período do regime Militar, o deputado estadual diz que é preciso “punir aqueles que de alguma forma incidiram diretamente nos crimes cometidos durante a ditadura, e a Comissão terá esse papel de fazer um levantamento”.

Foram convidados, também, para a audiência pública desta segunda-feira (24), representantes do Ministério de Direitos Humanos, da OAB/MA, da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, da CNBB, o secretário estadual de Direitos Humanos, Gilney Viana, pessoas que foram vítimas do regime militar instalado em 1964 ou tiveram familiares presos, torturados e desaparecidos nesse período, e entidades ligadas à luta em defesa dos diretos humanos.

Hugo Freitas
Com informações da Ascom da Assembleia Legislativa

2 comentários:

  1. Bom dia Hugo Freitas, parabens por divulgar assuntos que nos indignam, más, necessário. Como bém diz o deputado Bira, não podemos esquecer a nossa história. Tríste! Entretanto, busca reparar talvel, crimes cometidos no passado que, não deve-se deixar em puni. E, para isso, podemos contar com a iniciativa e participação de dois admiráveis deputados maranheses: Bira e Dutra. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Reinaldo.

    Nossa recompensa é saber que estamos contribuindo, ainda que minimamente, para a conscientização e transformação da mentalidade do povo, em especial da população maranhense.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.