segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Médicos do SUS devem suspender atendimento no Maranhão


Os médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão devem paralisar o atendimento à população nesta terça-feira (25) para reivindicar melhores condições de trabalho e maior remuneração.

A ação terá duração de 24 horas, de acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

A paralisação deverá ocorrer em outros onze Estados - Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em outros quatro Estados (Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), a categoria pretende fazer manifestações públicas, com possibilidades de paralisação do atendimento também. Nos outros dez Estados e o Distrito Federal não houve confirmação de participação dos médicos na manifestação.

A Comissão Pró-SUS, composta por representantes da Fenam, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), quer chamar a atenção para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento à população.

Em nota, a Fenam informou que, nos estados em que houver paralisação, o atendimento médico deixará de ser feito de acordo com os seguintes critérios: serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos). A categoria, no entanto, informou que ficará assegurado o trabalho nas unidades de urgência e de emergência.

Hugo Freitas
Com informações do Portal Imirante

2 comentários:

  1. Boa tarde Hugo Freitas. Os deuses, desta feita vão curzar os braços por 24 horas! Querem ganhar mais, nada contra. Entretanto, seria justo se em suas pautas de reinvindicações, fose incluido a pontualidade para chegarem nas unidades que trata de doentes. Ou pelo contrário, promotora de doenças! No sábado passado 22 fui visitar minha mãe 86 teve várias crizes e o médico chegou na cidade de Axxà, 90 km distante da Capital do Estado do Maranhão às l6:00. Saímos de lá às 19:19 ainda tinha mulheres esperando para consultas médicas. Os deuses entram de costas nos hospitais!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu exemplo, Reinaldo.

    Essa é uma das inúmeras dificuldades enfrentadas por pacientes que recorrem ao SUS como única opção. Os "atrasos" constantes (quando vão) e a falta de humanidade mesmo com os enfermos é algo lastimável que causa repulsa em observadores mais atentos.

    Compactuo com essa experiência. Já presenciei cenas horríveis de médicos super grosseiros tratando gente que nem bicho.

    Torçamos para que "os deuses dos hospitais" tenham mais humanidade em seus corações.

    Extremamente grato por sua participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.