sábado, 1 de outubro de 2011

DENÚNCIA!!! CAOS E ABANDONO NO TERMINAL DA PRAIA GRANDE!!!



Que o trânsito e o transporte coletivo urbano de São Luís está um CAOS, isso não é novidade nenhuma para quem trafega pelas ruas da nossa Capital.

Mas quem utiliza o Terminal da Praia Grande vem sofrendo muito mais com o estado de abandono deste que é um dos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros que se utilizam do sistema todo santo dia para se deslocar para o trabalho.

De segunda a segunda, a disputa travada por um embarque nos ônibus que passam pelo terminal é decidida no braço. Isso mesmo: no braço, prevalecendo a LEI DO MAIS FORTE. Raramente, durante a semana você encontra os funcionários do terminal para disciplinar a suposta “fila”.

O desrespeito é total com crianças, idosos, deficientes, gestantes, em quase todas as plataformas, o que só piora nos horários de pico, entre sete da manhã e seis da tarde.

Quem utiliza a linha CALHAU/LITORÂNEA, por exemplo, confirma os empurrões e a superlotação para poder ter acesso ao transporte, inclusive nos “ônibus de apoio” que, devido à grande quantidade de usuários, têm sido utilizado constantemente.

A pergunta que fica é: porque a empresa não disponibiliza mais ônibus, uma vez que os existentes NÃO ESTÃO ATENDENDO a demanda nos horários de pico?

O certo é que mesmo com a utilização dos “ônibus de apoio”, os coletivos da linha CALHAU/LITORÂNEA seguem lotados. E muitos usuários ainda têm de enfrentar um longo tempo de espera até a chegada de um novo ônibus.

Nesta primeira imagem, é possível observarmos a chegada do “ônibus de apoio”, já que o anterior (CALHAU/LITORÂNEA) não deu conta da demanda, e o desespero para quem utiliza a linha.


Nesta segunda imagem, embora o ônibus reserva tenha levado grande parte das pessoas, muitos ficaram ainda sem acesso. É notório o desespero para tentar embarcar no coletivo.

O comum nas imagens é que não há nenhum funcionário para disciplinar as pretensas “filas de embarque”. Idosos, gestantes, crianças, ninguém tem sua preferência por direito garantida.

Isso tudo acontece apenas nas plataformas. O descaso é ainda maior quando se observam as condições precárias dos banheiros. Há muito tempo os boxes com sanitários estão interditados, e as pias, inexistentes. Para utilização do público, existe apenas um único boxe.

O outro, PASMEM, é de EXCLUSIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS DO TERMINAL, trancafiado a sete chaves. O curioso disso é que enquanto milhares de pessoas disputam espaço em apenas um único banheiro, os funcionários do terminal (cuja contagem é possível ser feita nos dedos), possuem um EXCLUSIVO para eles, na maior parte do tempo, trancado, sem uso algum.

Portanto, prezados leitores, as imagens a seguir mostram o COMPLETO ESTADO DE ABANDONO DO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DA PRAIA GRANDE.

4 comentários:

  1. Isso porque Caostelo disse que adquiriu 300 ônibus novos... com certeza esse problema não é apenas no Terminal da Praia Grande!

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira calamidade esse sistema de transporte público de SLZ-MA, "Terminais de Desintegração" em pontos nada estratégicos, e nessas condições? Qual é?

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, Fernando.

    Pior é que quase ninguém reclama. Enquanto isso, os "patrões" do sistema de transporte e os gestores públicos vão se preocupando apenas em aumentar tarifas acima da inflação.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Lyd.

    Esses problemas são fáceis de se verificar em outros terminais, especialmente o do São Cristóvão, que além dos problemas estruturais, não possui nenhum tipo de segurança para os usuários.

    Quanto aos ônibus novos prometidos pelo prefeito Caostelo, já era de se imaginar que este seria mais um "conto da carochinha", pois o que se vê são as "velharias" circulando pela capital sem o menor pudor dos (ir)responsáveis.

    Grato pela valiosa participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.