segunda-feira, 9 de junho de 2014

Semana decisiva para PSDB e PDT no Maranhão

Flávio Dino e João Castelo, aliados que se "bicam" na questão Senado (Imagem: Internet)

Faltando um dia para o início oficial do período em que os partidos políticos já podem realizar as convenções que homologarão seus destinos nas eleições deste ano, pelo menos duas legendas da oposição, o PSDB e o PDT, ainda dependem de debates internos para definir rumos eleitorais.

Nos dois casos, reuniões marcadas para acontecer amanhã [terça-feira] devem encerrar debates internos que se estendem há meses e impedem a oficialização de alianças sobre as quais membros das duas siglas não podem ainda falar abertamente.

No caso do PSDB, a Executiva Nacional, através do senador Aécio Neves, presidente do partido, já autorizou a adesão à coalizão comandada pelo pré-candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino.

Pelo acordo, o deputado federal Carlos Brandão, presidente estadual da legenda, será o candidato a vice-governador da chapa. O problema é o desejo do ex-prefeito de São Luís, João Castelo, de disputar a eleição como candidato a senador. Ele lidera todas as pesquisas de intenções de votos nas quais é incluído.

Para alguns tucanos, como a oposição já havia fechado questão em torno da pré-candidatura do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB) ao Senado, e o PSDB exigia apenas a vaga de vice, dar a Castelo o direito de candidatar-se a senador seria romper um acordo.

“Temos um acordo de que a vaga de vice fica com o PSDB. Quando há um membro do partido que quer sair candidato ao Senado, se for confirmado, há uma quebra no acordo e acredito que o PSDB não ficará na chapa”, analisou o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, em entrevista a O Estado no fim da semana passada.

Aparentemente isolado no PSDB – no qual tem contado apenas com o apoio da filha, a deputada estadual Gardênia Castelo, e do também deputado estadual Neto Evangelista -, Castelo tem, contudo, reafirmado o quanto pode o desejo de candidatar-se.

Para ele, o acordo com o PCdoB limitou-se ao apoio à pré-candidatura de Flávio Dino. “O PSDB já tomou as suas decisões. Ele resolveu fazer um acordo com o candidato a governador Flávio Dino para o Governo. Inclusive aceitou a sugestão de Flávio Dino para colocar o vice. Agora, a candidatura de senador é outra majoritária, que cada partido pode ter. O PSDB tem um candidato e eu confirmei essa pré-candidatura num grande encontro do PSDB em Imperatriz, com a presença de vários companheiros, inclusive do Flávio Dino”, disse, em recente entrevista à TV Guará.

Na reunião de amanhã, há expectativa de que uma decisão final seja tomada sobre o impasse e os tucanos já saiam com a definição de uma data para a convenção estadual, que provavelmente ocorrerá em Imperatriz.

Decisão – Entres os pedetistas, a expectativa é de que a decisão final sobre de que lado estará o partido em outubro, seja tomada também amanhã. O PDT ainda é contabilizado entre os membros da coalizão dinista formada para o pleito deste ano, mas o PMDB tem mantido contatos intensos com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, tentando uma composição.

A vaga de vice-governador na chapa do pré-candidato peemedebista, senador Edison Lobão Filho, já foi oferecida, mas um posicionamento oficial só sai com o aval de Lupi, único autorizado a falar sobre a estratégia pedetista para a disputa no Maranhão.

“A Executiva Nacional se reunirá para definir o rumo do partido. Dessa reunião, sairemos também já com a data da convenção”, afirmou o secretário-geral do partido, deputado federal Weverton Rocha.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

Comentário do blog: Muito se especula que Castelo será mesmo candidato a deputado federal, a fim de manter a aliança com o PCdoB em torno do nome de Flávio Dino ao governo e Roberto Rocha (PSB) ao Senado.

Contudo, em se tratando de um ex-prefeito tucano que perdeu a cadeira do Executivo municipal justamente para o candidato apoiado pelo comunista e pelo socialista, a meu ver a "questão Senado" aparece como uma oportunidade para Castelo dar o "troco" (entenda aqui).

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.