segunda-feira, 9 de junho de 2014

O FRACASSO DOS "PROTESTOS PARTIDARIZADOS" CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS

Apenas alguns poucos "estudantes-militantes" compareceram às "manifestações" convocadas pela juventude do PMDB

Por Hugo Freitas

Fracassou a tentativa de politização dos "protestos", provocada por forças partidárias, contra o reajuste das passagens em São Luís.

Quando se esperava que boa parte da população fosse às ruas, espontaneamente, demonstrar um suposto descontentamento em face a um reajuste de trinta centavos nos valores das tarifas de ônibus da capital, apenas um punhado de "estudantes-militantes" ligados ao PMDB compareceu às "manifestações", convocadas pela juventude do partido, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande (ver foto acima) e à sede da Prefeitura.

Isso pode ser lido como uma demonstração clara de que a população ludovicense não é contra o aumento das tarifas, mas sim a favor de melhorias no sistema de transporte coletivo da capital, mesmo tendo de pagar mais caro pelo serviço.

A tentativa de politização dos protestos sucumbiu diante da renovação da esperança da população por um transporte coletivo de qualidade

Trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e demais usuários do sistema de transporte coletivo responderam, com o esvaziamento das "manifestações", que estão também cansados da tentativa de politização e usurpação das reivindicações populares no Maranhão por grupos partidários que, em vez de proporem soluções, preferem aderir à lógica reinante do "quanto pior, melhor".

O povo ludovicense parece dizer, com o não comparecimento às ruas, que concorda com o aumento das tarifas, desde que isso melhore a qualidade do serviço de transporte público da capital. E que estão dispostos a renovar suas esperanças em relação à atual administração municipal, que já garantiu que irá exigir dos empresários do setor os investimentos necessários para o aprimoramento e melhoria da qualidade dos ônibus que circulam em São Luís.

Em frente ao Palácio La Ravardière (sede da Prefeitura), "estudantes-militantes" ligados ao PMDB utilizaram até carro de som para tentar chamar a atenção da população, que não compareceu


Vale destacar que há quatro anos não se via aumento no preço das tarifas dos coletivos. E, mesmo com o reajuste de trinta centavos, a população não saiu às ruas para demonstrar sua teórica "insatisfação", como se supunha a priori.

Segundo informou a Prefeitura, a renovação da frota dos ônibus deve começar no prazo de seis meses, com a colocação em circulação de 250 novos veículos. A expectativa é que até junho de 2015 cerca de 500 novos ônibus estejam rodando nas ruas e avenidas da capital.

Como se pode observar nas fotos, a população optou por dar mais um voto de confiança ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao seu secretariado, dizendo NÃO à tentativa de politização das "manifestações" orquestradas por forças partidárias.

Em outras palavras, o fracasso dos "protestos partidarizados" reforça o sentimento de esperança e o desejo da população ludovicense de se sentir segura dentro de ônibus novos, confortáveis, com ar-condicionado, e em quantidade suficiente para atender à demanda diária pelo serviço e, assim, evitar eternos atrasos, longas filas de espera nos terminais e, consequentemente, a superlotação.

Cabe agora não quebrar essa renovação dos laços de esperança do povo ludovicense por um sistema de transporte mais eficiente e de qualidade, cumprindo aquilo o que foi acordado.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

5 comentários:

  1. Acho que você deveria ler mais ou ser mais bem informado ...esse foto que vc mostra traz os militantes do PCdoB (UJS),do PDT e do PSB.acho que vc trocou as fotos amigo!
    alias existem videos que seram publicados ainda no dia de hoje onde esses mesmo militantes ae atacam a prefeitura de sao luis..ou seja O PCdoB ataca publicamente EDVALDO!!

    ResponderExcluir
  2. "Engraçado", quando se critica os "críticos" dificilmente eles sabem lidar com isso de forma democrática e tolerante. Ao contrário, querem impor uma "agenda" e "uma visão" sobre as manifestações, como se eles fossem os portadores de uma "verdade" absoluta e inquestionável.
    Não sou irresponsável ao ponto de publicar algo que desconheço.
    Para mim, já não é de causar "espanto" toda essa fúria contra a denúncia desses protestos orquestrados por partidos políticos. Afinal, estamos em ano de eleições e os "estudantes-militantes" arregimentados com faixas, cartazes e carros de som (de onde veio esse "patrocínio"???) podem ficar sem seus "empregos" e "boquinhas".

    ResponderExcluir
  3. Não, não é engraçado. É Irresponsabilidade, a maioria dos direitos neste país vem de gente que foi para a rua e apanhou da polícia. Sim tem muitos "manifestações orquestradas" por partidos políticos, eu não vejo problema nisso. Mas neste caso em particular, principalmente de algumas pessoas que eu vi nas fotos e que estavam na organização deste evento não estão atrás de boquinhas e empregos. Como seu texto disse está cada vez mais difícil mobilizar pessoas a sairem de suas casas e lutarem por seus direitos, por isso mesmo, esses estudantes, militantes deveriam ser mais respeitados, ouvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sim tem muitos "manifestações orquestradas" por partidos políticos, eu não vejo problema nisso."
      Pois eu vejo muito problema, sim! Afinal, em se tratando de disputas políticas, os interesses particulares nestes casos suplantam os interesses sociais e coletivos, principalmente em ano eleitoral.
      Mas os "estudantes-militantes" parecem não enxergar isso ou fingem que não veem.

      Excluir

Grato pela participação.