sexta-feira, 20 de junho de 2014

Os Avanços na Saúde de São Luís

Em apenas cinco meses, Helena Duailibe modificou a realidade dos corredores do Socorrão II: sem pacientes em macas

Por Hugo Freitas

A secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, apresentou um relatório de medidas adotadas pela gestão Edivaldo para humanizar o atendimento de urgência e emergência de São Luís.

Em visita ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, acompanhada da imprensa local, Helena mostrou o resultado de seu trabalho em apenas cinco meses à frente da Saúde Pública da capital: corredores sem pacientes em macas, realidade bem diferente da encontrada pela secretária quando ela assumiu o cargo em fevereiro deste ano.

Esse era o retrato dos corredores do Socorrão II de meses atrás...

Na ocasião, a titular da Semus adiantou a previsão de reforma predial dos dois Socorrões de São Luís como parte do planejamento de readequação da estrutura da rede municipal de Saúde.

“Desde que assumi a Secretaria em fevereiro, por determinação do prefeito Edivaldo Júnior, temos respondido com medidas importantes e decisivas para retirada dos pacientes dos corredores”, afirmou Helena. Ela explicou que os casos eventualmente encontrados são resíduos do sistema de classificação de risco, com tempo já estabelecido para transferência.

AVANÇOS

Como medida recente para melhoria dos serviços, a secretária destacou a aquisição de mais quatro máquinas de hemodiálise no Hospital Santa Casa, conveniado à rede municipal, que possibilitará o atendimento diário de 26 pacientes com problemas renais agudos. Além disso, a contratação de maior efetivo para o corpo médico do hospital ampliou a agilidade do atendimento.

A desocupação dos corredores ocorreu de forma gradativa no Socorrão II. De 150 pacientes que antes ficavam pelos corredores, houve uma queda imediata para 30 e, enfim, a retirada completa.

Houve uma drástica mudança no retrato atual do Socorrão II

A substituição da Pediatria para instalação da emergência clínica e abertura de leitos de retaguarda com a parceria estabelecida com a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário foram fundamentais para alteração histórica nos corredores do Socorrão II.

A partir de fevereiro deste ano, 65 leitos de retaguarda para pacientes de Ortopedia foram abertos no Hospital Santa Casa e contribuíram para reduzir a demora em cirurgias de média complexidade no Socorrão II. Por outro lado, dez leitos de retaguarda do Hospital Universitário reforçaram esse trabalho. Com os dois convênios, foram viabilizados 98 leitos de retaguarda para diversos tipos de atendimento.

PEDIDO DE INTERDIÇÃO

Helena Duailibe contestou os critérios que levaram ao pedido de interdição do Socorrão II, embasado em um relatório defasado, apresentado há três anos, embora a Semus ainda não tenha recebido oficialmente documento que solicita a paralisação dos serviços.

Segundo relatório anexado aos autos da Ação Civil Pública que pede a interdição parcial do Socorrão II, foram realizadas três vistorias entre 2010 (maio e agosto) e 2011 (fevereiro), onde ficou concluído que a unidade de urgência e emergência se encontrava sucateada, com funcionamento precário e deficitário em diversos setores. Realidade de meses atrás bem diferente dos dias atuais.

Helena Duailibe criticou o pedido de interdição do Socorrão II

A secretária destacou ainda que o fato de o atendimento à saúde do usuário ser um serviço essencial não permite a interrupção ou negação do serviço, conforme reza a Constituição Brasileira.

“Estamos tranquilos sobre as medidas que temos tomado para humanizar o sistema, o que inclui a remoção de pacientes de corredores. Acreditamos que anúncios dessa natureza contribuem apenas para alarmar a população que necessita do atendimento do serviço público”, criticou Helena.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.