quinta-feira, 5 de junho de 2014

Conselho Municipal de Comunicação é aprovado em definitivo


A Câmara Municipal de São Luís aprovou, em segunda votação e redação final, o projeto de criação do Conselho Municipal de Comunicação. A proposta do Executivo foi apresentada após dois meses de debates em audiências e consultas públicas para a elaboração do projeto.

A matéria segue agora para a sanção do prefeito Edivaldo e entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

A criação do Conselho Municipal de Comunicação proposta pela Prefeitura de São Luís visa aprofundar os canais de diálogo com a sociedade, além de democratizar os meios de comunicação e fortalecer a inclusão digital. A iniciativa será também a primeira etapa para a implementação do Canal da Cidadania no município, serviço de televisão que exige a criação de um órgão de regulação participativo.

O Conselho será composto por 16 representantes, metade deles indicados pelo poder público e a outra metade eleita pela sociedade civil em Conferência Municipal, realizada a cada dois anos. O Conselho Municipal de Comunicação Social será um órgão de caráter consultivo e deliberativo, com a finalidade principal de propor políticas públicas de comunicação por meio da ampla participação popular.

Os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Luís, dos Radialistas de São Luís, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), Associação Maranhense das Emissoras de Rádio e Televisão, Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (Aclem), Agência Matraca, Curso de Comunicação da UFMA, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Sindsep/MA, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e Câmara de Vereadores de São Luís participaram da elaboração do plano.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.