segunda-feira, 2 de junho de 2014

SIND-UFMA: Instalado Novo Sindicato dos Professores da UFMA

Todos os professores presentes à Assembleia votaram a favor da instalação do SIND-UFMA

Com um total de 393 votos válidos, nenhum voto contra e nenhuma abstenção, os professores da Universidade Federal do Maranhão instalaram um novo sindicato, o SIND-UFMA, para representar a categoria internamente junto às instâncias da administração superior, e externamente, junto aos órgãos da administração federal e à sociedade civil.

Na mesma assembleia, realizada na última sexta-feira (31/05), também foi aprovado o estatuto, a comissão provisória que vai preparar as eleições em 2015 e a solenidade de posse do grupo que vai estar à frente dos trabalhos até a aprovação do estatuto definitivo.

A assembleia de fundação aconteceu após vários encontros da categoria com os representantes da Federação dos Sindicatos dos Professores de Instituições de Ensino Superior, PROIFES, ao qual a seção sindical maranhense vai estar vinculada a partir de agora, para definir os parâmetros de atuação do sindicato no Maranhão.

Segundo os novos sindicalistas, a criação do SIND-UFMA é uma aspiração antiga dos docentes. Eles alegam como principais motivos para a criação de um novo sindicato o suposto descumprimento por parte da Associação dos Professores da UFMA (APRUMA) com os acordos de carreiras, cargos e salários junto ao governo federal, o que teria resultado numa deterioração das relações institucionais, e um "aparelhamento" da entidade, que teria se tornado um espaço de atuação partidária, tanto nacional quanto localmente, e uma espécie de "trampolim" para candidaturas eleitorais.

Para os professores presentes à assembleia, a criação do SIND-UFMA visa estimular uma nova forma de atuação sindicalista, já que os associados vão poder decidir as questões via plebiscito, participar de assembleias online, ter uma representação de cada campus e abrir espaço para as demais instituições de ensino superior que ainda não possuem representações sindicais.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.