segunda-feira, 23 de junho de 2014

PRTB garante apoio a Lobão Filho de olho na disputa proporcional no Maranhão


O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) confirmou, na última sexta-feira (20), o registro do prefeito de Coelho Neto e ex-deputado estadual, Soliney Silva, como delegado do partido no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

A partir de agora, Soliney será o responsável por conduzir toda a articulação política da legenda, antes e durante o período eleitoral no estado.

O posto foi dado pelo presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, após reunião na sede do diretório nacional em São Paulo. Na ocasião, foi decidido também o apoio incondicional do partido à pré-candidatura de Lobão Filho (PMDB) ao governo do Maranhão e Gastão Vieira (PMDB) ao Senado.

Entre os objetivos do PRTB nestas eleições estão o aumento da representatividade da legenda, tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal, sendo esta última a prioritária. A meta nacional da sigla é eleger dez deputados federais e um deve ser maranhense.

Faltando dez dias para acabar o prazo final para realização de convenções e definições de coligações, Soliney Silva corre contra o tempo para finalizar as articulações. De acordo com o dirigente, está sendo buscado o melhor caminho para que o PRTB eleja seus deputados estaduais, federais e ajude Lobão Filho garantir a vitória para governador.

Em relação às disputas proporcionais, a prioridade absoluta será a eleição de deputados federais. Tanto que de acordo com uma resolução nacional 005/2014 do PRTB, deputados estaduais de mandato poderão ser indicados para a disputa de federal, a fim de fortalecer a nominada do partido e garantir assim a representatividade na Câmara Federal.

Isso quer dizer que Stênio Rezende e Carlos Filho podem entrar na disputa por uma vaga no Congresso Nacional, mas essa decisão ainda será negociada com os filiados.

Conforme as costuras políticas realizadas até agora, o PRTB deve integrar uma grande chapa de nove partidos aliados de Lobão Filho (PHS/PMN/PSL/PTdoB/PRP/PSC/PTN/PRP/PEN), tanto na disputa estadual como federal.

De acordo com a projeção, elaborada por presidentes dos partidos, caso isto ocorra, pelo menos 15 estaduais e 6 federais devem ser eleitos nestas composições, fazendo com que todas legendas aliançadas tenham chance de eleição. Afinal, o patamar de votos para eleição de um deputado federal será de 30 mil votos e deputado estadual 20 mil votos, nesta composição.

Hoje, o PRTB conta com uma nominada de 54 pré-candidatos a deputado estadual e 20 pré-candidatos a deputado federal, entre eles o ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa; o vereador de São Luís, Beto Castro; o ex-prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel; Luís Fernando Alves (irmão do prefeito de Santa Inês); a vereadora Gardênia (Humberto de Campos), a vereadora Ana Paula (Parnarama) e muitos outros.

Nesta segunda-feira (23), Soliney Silva reúne filiados e pré-candidatos a deputados estaduais e federais, para discutirem essas formações de coligações, além de definir data de convenção e número exato daqueles que irão disputar a eleição.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Já sabemos qual é o lado mais forte então todos estão procurando e se aliando com esse lado afinal o mundo é dos espertos!

    ResponderExcluir

Grato pela participação.