terça-feira, 17 de junho de 2014

MAIS CONQUISTAS PARA A REDE DE ENSINO DE SÃO LUÍS

Alunos das escolas públicas da capital recebem óculos de grau, de forma gratuita

Por Hugo Freitas

É inegável que a parceria entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, vem gerando valorosos frutos. E a prova disso se dá através de ações que, mesmo sendo pontuais, possuem reflexos bastante abrangentes.

Na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), promoveu a entrega gratuita de 40 óculos de grau a crianças na faixa etária entre 8 e 13 anos de idade na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Olinda Desterro, na Vila Fialho.

A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola (PSE), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), que visa à integração e articulação permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

As crianças beneficiadas foram submetidas a consultas com oftalmologistas há algumas semanas na unidade escolar. Na ocasião, foi constatada a necessidade do uso de óculos de grau para 40 estudantes.

“A entrega de óculos para os estudantes do nosso município proporciona mais qualidade de vida, na medida em que corrige os problemas de vista que tanto interferem no aprendizado nessa fase da vida. A partir de hoje, estas serão crianças mais atentas e com mais condições de ter um bom desempenho escolar”, destacou o titular da Semed, Geraldo Castro.

Sem dúvida, uma excelente ação do governo municipal, haja vista que muitos pais e mães de alunos da rede pública de ensino da capital não possuem condições financeiras suficientes para a compra de óculos de grau para seus filhos. A aquisição destes, de forma gratuita, é portanto um duplo ganho: para pais e alunos.

Novas carteiras escolares

Já na semana passada, por intermédio de Geraldo Castro, a Prefeitura iniciou a entrega de duas mil novas carteiras escolares à Secretaria de Educação. Ao todo, serão distribuídas seis mil novas carteiras adquiridas com recursos próprios pelo Executivo Municipal.

Cerca de seis mil novas carteiras escolares deverão ser distribuídas nas escolas da rede de ensino de São Luís

O mobiliário escolar foi adquirido através de processo licitatório para suprir a demanda criada com a ampliação do número de matrículas na rede municipal de ensino e a expansão do Programa Mais Educação neste ano.

As primeiras escolas a receberem as carteiras serão as novas unidades de ensino, cujas obras já estão concluídas, nos bairros da Vila Apaco e do Maracujá.

“A qualidade da Educação perpassa pela melhoria da infraestrutura no ambiente escolar. A aquisição desse mobiliário demonstra que temos buscado equipar as escolas, para que sejam cada vez mais adequadas ao pleno aprendizado de nossos estudantes”, frisou Geraldo Castro.

Essas duas ações pontuais, mas bastante significativas para a melhoria do aprendizado e da qualidade do ensino das crianças ludovicenses, reforçam o compromisso da dupla Geraldo e Edivaldo em elevar a Educação pública de São Luís a patamares de qualificação sem precedentes no Maranhão, acima das cores partidárias e dos interesses eleitoreiros.

Que tal exemplo seja também seguido na esfera do governo estadual, a fim de que a qualidade do ensino e da infra-estrutura das escolas públicas possam ajudar a retirar o Maranhão das últimas posições do ranking nacional no que tange aos indicadores educacionais.

Leia também:


Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.