quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Força de Trabalho de Hilton Gonçalo no Maranhão

Ex-prefeito de Santa Rita reduziu o déficit habitacional em mais de 80%

Segundo dados divulgados pelo Ministério das Cidades, após realização de uma pesquisa para identificar o Déficit Habitacional Municipal no Brasil da Fundação João Pinheiro, foi apontado que no Maranhão existe o pior déficit habitacional relativo do país (27,3%) - aquele que compara o déficit habitacional ao total de domicílios do local analisado.

Porém o pré-candidato ao governo do estado, Hilton Gonçalo (PDT) revela que esta realidade não é a mesma do município de Santa Rita, uma vez conseguiu reduzir em mais de 80% o déficit habitacional quando governou a cidade entre 2005 e 2012.

Placa anuncia que casas foram entregues à população com recursos próprios do município governado por Hilton, prova de que é possível fazer muito mesmo com pouco

Gonçalo afirma que implantou desde o primeiro ano de governo o programa “Nossa Casa”, através da Secretaria Municipal de Habitação de Santa Rita. Ao ser implantado, o programa que priorizava famílias que não dispõem de moradia construiu cerca de 3.000 imóveis populares, a maioria em comunidades rurais e em bairros da periferia da cidade.

O “Nossa Casa” beneficiou cerca de 9 mil famílias de baixa renda e que não tinham moradia digna. Ao finalizar seu mandato em 2012, o ex-prefeito informou que o programa atingiu a meta estipulada.

“Através da Secretaria Municipal de Habitação trouxemos dignidade para a nossa população. Ao chegar no governo estadual, criarei uma secretaria específica para tratar do assunto no Maranhão. Afinal, hoje temos 451 mil pessoas sem moradias dignas”, observou Hilton.

"Se fizemos tudo isso em Santa Rita com recursos próprios, no Governo do Maranhão podemos fazer muito mais", garante Hilton Gonçalo

Vale ressaltar que programa social de habitação desenvolvido em Santa Rita foi pioneiro no Maranhão, uma vez que mais de 65% das casas foram construídas com recursos próprios do Município, muito antes do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. As demais construções tiveram parceria com a Caixa Econômica Federal, o Incra e o Banco Luso-Brasileiro.

Hilton Gonçalo disse ainda que sua meta foi construir o maior número de habitações (casas populares) possível em Santa Rita. “O programa ‘Nossa Casa’ foi idealizado por causa da necessidade de habitações tanto na sede quanto em comunidades rurais”.

Na edição do dia 29 de novembro de 2012, o jornal O Estado do Maranhão reconheceu o desenvolvimento social gerado pelo programa “Nossa Casa” e o trabalho intenso da Secretaria de Habitação, afirmando que “Santa Rita se destaca atualmente como um dos municípios que elevou a qualidade de vida dos moradores com a construção de casas”.

Sobre a pesquisa divulgada pelo Ministério das Cidades, entre os dez municípios brasileiros com os maiores valores de déficit habitacional, seis são do Maranhão. Entre eles estão: São Benedito do Rio Preto – MA (73,9%); Anapurus – MA (69,3%); Marajá do Sena – MA (68,2%); Matões do Norte – MA (60,9%); Mirador – MA (60,3%) e Aldeias Altas – MA (58,2%).

Sabedor dessa realidade, Hilton Gonçalo completou: “Se em Santa Rita fizemos tudo isso, no Maranhão podemos fazer muito mais. Afinal, existem recursos advindos do governo federal e em Santa Rita fiz apenas com recursos próprios. A nossa população merece moradias dignas. Vamos mudar a realidade do nosso estado”, finalizou o pré-candidato ao governo, defensor da "via alternativa" no Maranhão.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.