segunda-feira, 9 de junho de 2014

Deputados acusam Lobão Filho de tentar censurar a imprensa

O senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão foi alvo de críticas na Assembleia Legislativa por processar jornalistas

Por Hugo Freitas

Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Othelino Neto (PCdoB) criticaram o senador Edison Lobão Filho (PMDB), acusando-o da tribuna da Assembleia de tentar censurar a imprensa local, especialmente jornalistas e blogueiros que fazem críticas ao Governo do Maranhão.

Segundo Bira, Lobão Filho processou os radialistas Gilberto Lima e Ivison Lima, e os jornalistas Cunha Santos, Raimundo Garrone e John Cutrim (os três são funcionários do Jornal Pequeno, que segue linha editorial contrária ao grupo do peemedebista), sem alegar calúnia, injúria ou difamação, o que, para o parlamentar socialista, implica a manifestação do interesse do senador em cercear a liberdade de imprensa.

Entendimento esse compartilhado pelo deputado comunista Othelino Neto, que considerou infeliz e despropositada a postura do senador de processar profissionais da imprensa.

“Cunha Santos, John Cutrim, Garrone, Ivison e Gilberto Lima não caluniaram, não atentaram contra a honra do pré-candidato do grupo Sarney ao governo do Estado, apenas noticiaram fatos concretos. Apenas falaram de episódios, da decisão judicial, apenas exerceram o direito de noticiar”, argumentou.

Vale ressaltar que todos os profissionais citados possuem blogs alinhados politicamente à "oposição dinista", portanto contrários ao candidato peemedebista.

Além do que não é exclusividade de Lobão Filho processar jornalistas. Basta lembrar que está em curso no âmbito judicial maranhense um processo impetrado pelo pré-candidato comunista ao governo, Flávio Dino (PCdoB), contra o editor de Política do jornal O Estado do Maranhão, o jornalista Marco D'Eça, que também possui um blog, mas numa linha de atuação diametralmente oposta à oposição dinista.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.