segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CONHEÇA O PERFIL DE HELENA DUAILIBE NA SAÚDE

Helena Duailibe assume a secretaria municipal de Saúde com a prioridade de "esvaziar os corredores dos socorrões de São Luís"

Por Hugo Freitas

A nova secretária de Saúde da capital, a vereadora Helena Duailibe (PMDB), assume o cargo em um cerimonial de posse marcado para as 11h desta segunda-feira (3), no Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

Com a ida de Helena para a Semus, ela cede a vaga na Câmara de Vereadores para o secretário de Assuntos Políticos, Osmar Filho, que é o primeiro suplente da peemedebista. Entretanto, Osmar deve continuar na secretaria onde está. Com isso, quem assume a vaga de Helena no Parlamento Municipal é o segundo suplente, Severino Sales.

Helena Duailibe foi vice-prefeita de São Luís na gestão do ex-prefeito tucano João Castelo (2008-2012) e também ocupou a pasta da Saúde nessa oportunidade (2009), tendo sido exonerada do cargo logo no início do mandato. Além disso, foi diretora do Socorrão I em 1996.

Na foto, a vice-prefeita Helena Duailibe aparece abraçada ao então prefeito João Castelo (2008-2012), acompanhada de Othelino Neto (então, no PSDB, e atual PCdoB), Gardênia Castelo (PSDB), Pinto Itamaraty (PSDB), Roberto Rocha (então, PSDB, e atual PSB) e Edivaldo Holanda Braga (PTC), pai do prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Na esfera estadual, também ocupou a secretaria de Saúde (2004-2006) no governo José Reinaldo Tavares (2003-2006), quando era filiada ao mesmo partido do governador, o PSB.

Helena deixou a legenda socialista em 2011 para ingressar no atual partido, o PMDB, e fortalecer o projeto de candidatura de Max Barros (PMDB) à Prefeitura de São Luís que, naquela ocasião, despontava como o nome do grupo Sarney para a disputa municipal. Ao fim, Max desistiu do pleito e o candidato indicado foi Washington Oliveira (PT), que hoje ocupa assento no Conselho do Tribunal de Contas do Maranhão.

Helena Duailibe é prima de Ricardo Murad (PMDB), cunhado da governadora Roseana Sarney (PDMB), e atual secretário estadual de Saúde, o que pode ajudar no firmamento de uma parceria institucional entre Governo e Prefeitura no tocante à Saúde. A médica é casada com o empresário e deputado estadual Afonso Manoel (PMDB).

A nova secretária municipal de Saúde é médica graduada pela Universidade Federal do Maranhão com residência em Medicina Comunitária e da Família, realizada na mesma instituição.

Servidora pública concursada do estado e município, Helena foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS-2005-2006). Ocupou o cargo de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (2009). Foi responsável pela implantação do serviço de Oncologia no Hospital Geral. Implantou o Centro de Referência de atenção à Saúde da Mulher no Centro de Saúde Genésio Rêgo, além de ter sido diretora do Centro de Saúde do Bairro de Fátima e Unidade Mista do São Bernardo, em São Luís.

Em entrevista concedida após o anúncio de sua nomeação para a Semus, Helena Duailibe declarou que sua prioridade à frente da pasta será "esvaziar os corredores dos socorrões da capital", onde a tragédia humana é vivenciada cotidianamente (confira aqui).

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Como ficará a situação dos indígenas do Barra do Corda/MA, e a verba que era destinada à tribo https://www.facebook.com/profile.php?id=100002779945810&ref=ts&fref=ts, https://www.facebook.com/groups/nativosdobrasil/?ref=ts&fref=ts, que foi procesada pelo desvio de verbas (...) - vj nos links aqui colados), e que até hoje não veio verba de emergência, e nem os novos médicos chegaram à aldeia!

    ResponderExcluir
  2. Como ficará a situação dos indígenas do Barra do Corda/MA, e a verba que era destinada à tribo https://www.facebook.com/profile.php?id=100002779945810&ref=ts&fref=ts, https://www.facebook.com/groups/nativosdobrasil/?ref=ts&fref=ts, que foi procesada pelo desvio de verbas (...) - vj nos links aqui colados), e que até hoje não veio verba de emergência, e nem os novos médicos chegaram à aldeia!
    https://www.facebook.com/groups/allcare/

    ResponderExcluir

Grato pela participação.