segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PESQUISA DATAM: Flávio Dino (55,3%) x Luís Fernando (13,7%)

Na pesquisa estimulada, com apenas três candidatos, Flávio segue na liderança

Por Hugo Freitas

Nova rodada de pesquisa para o Governo do Maranhão aponta liderança de Flávio Dino (PCdoB) nas intenções de voto. Luís Fernando (PMDB) aparece em segundo.

Segundo levantamento feito pelo Instituto DataM e divulgado na noite desta segunda-feira (03), o pré-candidato comunista possui 55,3% da preferência do eleitorado, seguido pelo peemedebista, que obteve 13,7%.

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) aparece na terceira posição, registrando 6,9%. Diferentemente da pesquisa anterior, neste novo levantamento do DataM não apareceram os nomes dos pré-candidatos Hilton Gonçalo (PDT), Luís Pedrosa (PSOL) e Saulo Arcângeli (PSTU), o que também pesa na balança para o cômputo geral das intenções de voto.

Contudo, 7,7% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos três candidatos apresentados na pesquisa estimulada e 16,4% não souberam ou não quiseram responder, somando um percentual de 24,1% de eleitores que ainda não possuem candidato definido. Num universo de 1500 entrevistados, isso representa mais de 360 votos, uma quantidade significativa e que não pode ser desprezada para uma interpretação acurada dos números da pesquisa.

Há que se ressalvar ainda que, conforme a legislação eleitoral, toda pesquisa para ser validada junto à Justiça Eleitoral no ano das eleições, deve conter dados detalhados sobre a metodologia aplicada, cidades visitadas, idade do eleitorado entrevistado, entre outras variáveis, o que não foi divulgado até o momento.

Espontânea

Neste quesito, quando não são mencionados os candidatos aos entrevistados, Flávio Dino também aparece à frente nas intenções de voto, registrando 29,1%, seguido por Luís Fernando (5,1%), Roseana Sarney (2%) e Eliziane Gama (1,3%).

Rejeição

Segundo o levantamento, Luís Fernando pontua índice de rejeição de 28,7% dos entrevistados. Eliziane Gama fica na segunda posição com 17,3%, seguida por Roberto Rocha, com 13,2% e Flávio Dino, 10%.

Pesquisa para o Senado também apresenta apenas três candidatos

Senado

Na disputa para o Senado Federal com apenas três candidatos também, segundo os números da pesquisa, Roberto Rocha (PSB) lidera com 25,2% das intenções de votos, seguido por Roseana Sarney, com 20,7%, e Domingos Dutra (SDD), que registra 20,0%.

15,8% dos entrevistados disseram não votar em nenhum deles. Não sabem ou não responderam somam 15,3%.

A pesquisa foi realizada em 58 cidades de todas as regiões do Maranhão, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2013. O Instituto DataM ouviu 1.500 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE, no dia 29 de janeiro de 2014, sob o protocolo MA-00003/2014.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Essas pesquisa não dizem nada, nas eleições passadas, o papada também ganhava em todas as pesquisas. Roseana ganhou em primeiro turno,por tanto, voto em Luis Fernando, esse sim é capaz e reúne multidões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "estranho" é que na pesquisa anterior apareceram os nomes dos demais candidatos (Hilton Gonçalo, Luís Pedrosa e Saulo Arcângeli). E nessa agora, não! Por que será??? :)

      Excluir

Grato pela participação.