sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde fecha setor de Pediatria do Socorrão II

Por Hugo Freitas 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a implantação de uma série de medidas visando desafogar a rede de urgência e emergência. E a primeira ação já está sendo operacionalizada no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), que iniciou a desativação do setor pediátrico, cujo atendimento será redirecionado para os Hospitais da Criança e Santa Casa.

De acordo com a Semus, o espaço estava sendo subutilizado, pois a média mensal de atendimento clínico era de 300 pacientes e apenas cinco cirurgias. Além disso, a maior parte dos atendimentos de urgência a crianças traumatizadas são feitos no Socorrão I. Segundo o órgão, esse foram os motivos que levaram ao fechamento da pediatria do Socorrão II, redirecionando essa demanda para o Hospital da Criança e Santa Casa, em face à retomada do convênio com esta unidade de saúde.

“Já transferimos as crianças que estavam no Socorrão II e elas estão tendo toda a assistência em outros hospitais, mas é importante ressaltar que não vamos deixar de atender totalmente às urgências pediátricas, no Clementino Moura. Todas as crianças que lá chegarem vão receber o primeiro atendimento, passar por uma classificação de risco e, em seguida, serão encaminhadas para o local onde melhor possam ser atendidas”, explica a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe (PMDB).

De acordo com a Semus, a ala da pediatra do Socorrão II será transformada em urgência traumatológica para reforçar a oferta de leitos do Hospital.

Outra ação anunciada na área da saúde municipal serão as realizações de 10 cirurgias, todos os sábados, de pacientes traumatizados que estejam internados no Socorrão II à espera desse procedimento. A medida é resultado da parceria firmada entre a Semus e o Hospital Universitário (HUUFMA).

“Começa a partir deste final de semana e será uma rotina importante para esvaziar os corredores dos hospitais de urgência e diminuir o tempo de espera do paciente por uma cirurgia. Estamos confiantes que essas medidas vão impactar na qualidade da assistência à saúde e dar mais resolutividade e eficiência ao atendimento prestado pela Prefeitura de São Luís à população”, finalizou Helena Duailibe.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.