quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rede municipal de ensino adere ao programa Qualieducação

Segundo o secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, o Qualieducação trará avanços na formação dos educadores e melhoria dos índices de educação

A Prefeitura de São Luís anunciou nesta terça-feira (11) a adesão do município ao programa Qualieducação. O programa é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assessorado pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE), organização não governamental com experiência acumulada em 19 anos de atuação.

O programa foi apresentado de maneira detalhada pelo diretor de Relações Institucionais do IQE, José Gayoso, durante audiência realizada na sede da Prefeitura de São Luís, com participação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e dos secretários Geraldo Castro (Educação) e Rodrigo Marques (Governo).

O Qualieducação é voltado para a melhoria do ensino fundamental da rede pública municipal a partir da formação continuada de docentes e diretores de escolas. A ideia é formar 12 grupos de oito formadores com carga horária de duas horas semanais com aulas presenciais em ações de formação continuada simultânea para professores e diretores de escolas. O objetivo é atingir todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, entre a 1ª e 9ª série do Ensino Fundamental.

A formação se processa a partir do desenvolvimento de módulos que aliam conteúdos e práticas em sala de aula. Em linhas gerais, as escolas recebem um reforço da aprendizagem escolar, cuja principal ferramenta é o monitoramento continuado da qualidade de ensino.

Focado na elevação dos índices de educação da rede pública municipal de ensino fundamental, o Qualieducação prevê resultados revelados concretamente pela Prova Brasil 2015. Durante a implementação do programa, com duração continuada de três anos, serão realizadas avaliações semestrais, aluno a aluno e sala a sala. A avaliação é feita pelo próprio IQE.

“O programa Qualieducação será um grande estimulador. Vamos levar o gestor e docentes a se confrontarem com eles mesmos”, ressaltou o secretário Geraldo Castro.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.