quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Geraldo Castro discute com Ministério Público oferta de vagas nas escolas de São Luís

O secretário municipal de Educação explicou aos promotores o porquê das dificuldades na realização de matrículas pelos pais

As Promotorias de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís receberam, em audiência, na manhã desta terça-feira (04), o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, para discutir a oferta de vagas nas escolas da rede municipal de ensino.

Os promotores de justiça Paulo Avelar (1ª Promotoria) e Luciane Lisboa Belo (2ª Promotoria) pediram explicações ao secretário, que estava acompanhado de gestores da secretaria, sobre as dificuldades encontradas por pais para matricular seus filhos na Creche Recanto dos Pássaros, conforme notícias veiculadas na imprensa.

De acordo com a Semed, como a escola é de tempo integral, estaria havendo um excesso de demanda por matrículas, mas a administração municipal orienta que toda necessidade seja suprida.

O secretário Geraldo Castro acrescentou que parte das reclamações advém da ansiedade dos pais em matricular os filhos em escolas específicas e que já estão sendo tomadas medidas para o atendimento das demandas. “Com a informatização do processo de matrícula, o acompanhamento de todo o cotidiano escolar será otimizado”, declarou Geraldo.

O promotor Paulo Avelar enfocou a importância de que seja elaborado um cadastro de reserva para identificar melhor as demandas de vagas. Ele chamou atenção, ainda, para a situação dos anexos de prédios escolares e sobre a necessidade de providências, como reformas, ampliações e construções de escolas na rede municipal.

Outro aspecto abordado foi a questão das escolas comunitárias. O titular da 1ª Promotoria de Educação lembrou que os recursos para tais estabelecimentos vão deixar de ser repassados em 2016, o que exigirá iniciativas do município para absorver os alunos dessas escolas.

Com informações do Ministério Público do Maranhão

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.