domingo, 27 de março de 2011

Renato Russo: O Poeta do Rock Brazuca


Se estivesse vivo, Renato Russo estaria completando hoje 51 anos de idade.

Nascido em 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, o "Poeta do Rock Brazuca" se apresentou ao mundo com o nome de Renato Manfredini Junior. Mas seu nome entrou mesmo para a história da música brasileira como Renato Russo, o líder da Legião Urbana e de uma legião de fãs, no Brasil e no mundo, que o idolatram até hoje.

Influenciado pelo movimento punk, em Brasília, para onde se mudou aos 13 anos de idade, Renato Russo forma a banda de rock "Aborto Elétrico", em 1978. 


Por causa de brigas com o baterista Flávio Lemos, a banda se desfaz. Dessa desunião nasceria o Capital Inicial e a Legião Urbana. Foi nessa época que surgiram clássicos do rock nacional, como "Que País é Este?" e "Geração Coca-Cola".


Mas a Legião Urbana só surgiria em 1983, após Dado Villa-Lobos assumir definitivamente as guitarras e Marcelo Bonfá, a bateria, com Renato, já com 23 anos, no contrabaixo elétrico e nos vocais.


Dono de uma voz poderosa e marcante, com a sensibilidade dos grandes artistas e a genialidade dos grandes mestres, Renato Russo escreveu as mais belas canções de sua geração, como "Vento no Litoral", "Pais e Filhos", "Há Tempos", "Faroeste Caboclo" e "Perfeição", dentre outras.


Tantas obras-primas conferiram-lhe pelos fãs e críticos musicais a alcunha de "O Poeta do Rock Nacional".


Contemporâneo de Cazuza, Renato Russo escreveu seu nome na história da música brasileira por cantar as angústias, dores e sofrimentos da juventude, suas esperanças e aflições, suas dúvidas e seus temores.


Também chamado de "Trovador Solitário", Renato Russo fez do violão seu companheiro inseparável e de sua voz o brado de todos os que sonhavam com um país melhor, mais justo e menos desigual.


Hoje, no dia em que completaria 51 anos de vida e no ano em que se celebra os 15 anos de sua partida, Renato Russo ainda faz morada em diversos corações e mentes de brasileiros e brasileiras apaixonados por belas melodias e por versos em forma de poesia.

Renato Russo, sua obra o mantém vivo na memória das antigas e novas gerações e das que ainda virão. 

Este blog rende homenagens pétreas ao "Poeta do Rock". Salve, salve, Renato Russo!!!


"Há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade". (Há Tempos)
"É a verdade o que assombra, o descaso o que condena, a estupidez o que destrói". (Metal Contra as Nuvens)
"Se lembra quando a gente chegou um dia acreditar que tudo era prá sempre, sem saber que o 'prá sempre' sempre acaba?". (Por Enquanto)
"É tão estranho, os bons morrem jovens". (Love in the Afternoon)
"Quando vejo o mar, existe algo que diz que a vida continua e se entregar é uma bobagem". (Vento no Litoral) 
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". (Pais & Filhos)



2 comentários:

  1. "É tão estranho, os bons morrem antes"

    Muito bom o post. Sou fruto dessa geração tb! E vamos fazer um tributo com Hugo Russo. Topas?

    ResponderExcluir
  2. É só marcar, meu amigo, e dizer o horário e o local.

    Relembrar Renato Russo e a Legião Urbana é reviver bons momentos de nossas vidas, em toda a plenitude jovial e explosiva da juventude.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.