Está prevista para este mês a entrada em operação da hidrelétrica de Estreito (MA/TO, 1.087 MW).
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) informou que a primeira das oito turbinas obteve êxito num teste para conferência da montagem eletromecânica, alinhamento e verticalidade da máquina. Após esta etapa, a unidade geradora passará pela fase de operação em testes.
As demais unidades geradoras da casa de força, localizada no lado maranhense da usina, também estão sendo montadas e devem entrar em operação a cada dois meses até 2012. O vertedouro, a barragem e a tomada d'água já foram concluídas. Uma linha de 140 quilômetros de extensão até a subestação de Imperatriz, no Maranhão, distribuirá energia ao Sistema Interligado Nacional.
De acordo com o Ceste, o reservatório da usina está praticamente cheio. A operação de enchimento foi iniciada em dezembro do ano passado e deve ocupar uma área de 555 quilômetros quadrados e 260 quilômetros de extensão. Segundo o consórcio, esta fase compreende a intensificação em ações como a fiscalização patrimonial e o resgate da fauna, além da segurança dos moradores do leito do rio e do monitoramento dos peixes e da qualidade da água.
Ao todo, o Ceste investiu cerca de R$ 550 milhões na implantação de 39 programas ambientais previstos no projeto básico ambiental da usina. O consórcio é formado pela GDF Suez (40,07%), Vale (30%), Alcoa (25,49%) e Camargo Corrêa (4,44%).
Fonte: Agência CanalEnergia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela participação.