quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudantes iniciam jornada nacional de lutas


A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos abriram nesta segunda-feira (21) a jornada nacional de lutas.

A edição deste ano terá 120 atividades em universidades, mais 40 passeatas e outros atos de rua em defesa de mais investimentos para a educação.

Com o tema "A educação tem que ser 10 - Por um Plano Nacional de Educação a Serviço do Brasil", os estudantes querem que sejam destinados ao setor 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e 50% do fundo social do pré-sal.

A jornada foi iniciada com atividades políticas e culturais simultâneas em diversas universidades. Em São Paulo, os estudantes fizeram uma caminhada contra o aumento abusivo nas tarifas do transporte público, que terminou em frente à Assembleia Legislativa, onde está em exame proposta de criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social para gerenciar as verbas que São Paulo receberá pela exploração do pré-sal.

Amanhã, quinta-feira (24), as entidades pretendem reunir 10 mil estudantes na Esplanada dos Ministérios, com o propósito de entregar ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e aos presidentes da Câmara e do Senado um documento com suas reivindicações.

O movimento estudantil se opõe ao veto do ex-presidente Lula sobre a destinação de metade do fundo social do pré-sal para a Educação. Também critica o corte de mais de R$ 50 bilhões no Orçamento 2011, que pode atingir o financiamento das universidades.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.