terça-feira, 22 de março de 2011

Esquenta o debate nas redes sociais sobre filiações junto ao PSOL-MA


A polêmica em torno da "nota de impugnação" emitida por uma ala do Partido Socialismo e Liberdade do Maranhão (PSOL-MA), publicada neste blog, acendeu o debate nas redes sociais sobre os pedidos de filiação junto ao partido do ex-petista Franklin Douglas e do ex-PDT, Haroldo Sabóia.

No facebook, o membro da Executiva Estadual do PSOL/Imperatriz, Carlos Leen Santiago, e o membro da Executiva Estadual de São Luís, o professor Paulo Rios, trocaram "gentilezas" sobre o assunto.

Em seu comentário, Carlos Leen afirmou que "todas as etapas de filiação foram feitas" e que houveram debates sobre o tema antes da participação da Executiva Nacional. O psolista em comento se refere ao grupo encabeçado pelo professor Paulo Rios como "grupo de descontentes", mediante a decisão superior da Executiva Nacional que se posicionou favoravelmente aos pedidos de filiação de Franklin e Sabóia. Ele explica ainda que é a Executiva Nacional do PSOL "quem decide em último caso" sobre pedidos de filiação quando não há consenso nem no Diretório nem na Executiva Estadual.

Por sua vez, Paulo Rios afirmou categoricamente que o relato de Carlos Leen é "mentiroso" e que tal postura é "típica dos petralhas que querem levar para o PSOL". O professor asseverou ainda que o desejo de seus adversários políticos é tornar o partido numa "filial da Grande Oligarquia", acusando o grupo de Leen de "capachos da direção nacional".

Resta saber, prezados leitores, quem terá fôlego suficiente para suportar as altas temperaturas do debate que está "pegando fogo".

Hugo Freitas


Leiam os comentários dos membros do PSOL-MA na íntegra:

Carlos Leen: 

Caro Hugo:

Todas as etapas de filiação foram feitas, houveram debates tanto do Diretório quanto na executiva estadual. Um grupo de descontentes entrou com um pedido de impugnação e foi "recebida" pela Executiva Estadual, mas os mesmos foram avisados de que está não prosperaria, pois os pedidos de filiação haviam sido apreciados pela instância superior, da Nacional que por UNANIMIDADE acatou os pedidos de filiação. No PSOL isto é previsto estatutariamente.

A visão catastrófica contida no teor da carta é muito relativa de quem a escreveu, portanto melodramática do ponto vista concreto.

No Diretório Estadual somos 25, destes, dez são totalmente a favor, três ou são a favor ou se absteriam de votar numa eventual sandice como esta, de por em votação algo que é de incumbência da instância superior avaliar, tendo em vista que não há consenso aqui.

Portanto nem aqui no DE há o consenso de impugnações ou não de filiações. Só lembrando também que não houve espaço pra defesa dos "reus". Sou membro da Executiva Estadual e como tal afirmo que ao contrário do que querem passar os nobres companheiros descontentes não houve acordo por cima. 
Tivemos que encaminhar a Nacional (que é a quem decide em ultimo caso) os pedidos por conta da polêmica interna que se gerou. O que está havendo é medo de se em perder a direção do partido no MA. 

Carlos Leen Santiago
Executiva Estadual
PSOL/MA


Paulo Rios:


Camaradas, o relato acima é mentiroso, típico dos petralhas que eles querem levar para o PSOL e torná-lo uma filial da Grande Oligarquia a serviço dos aparatos institucionais, mas nunca a serviço das lutas sociais do Maranhão. Apenas mistificam, mentem e, na condição de capachos da direção nacional, se acumpliciaram para intervir no PSOL do Maranhão! Essa é a verdade!

Para visualizar o link dos comentários no facebook, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.