quinta-feira, 24 de março de 2011

As tentativas de sobrevivência do Orkut


Novidades e novo design do Orkut já estão disponíveis para os usuários da rede social da Google. As mudanças são uma tentativa de sobrevivência do Orkut na seara das redes sociais que mais se desenvolvem no país, como o Facebook.

Essa é a terceira vez que o Orkut muda de visual. A última mudança ocorreu em pouco mais de seis meses, em agosto do ano passado.

Dentre as novidades, estão um novo menu de navegação à esquerda, uma foto maior no perfil do usuário, um novo modelo para visualizar o perfil completo de um usuário – apresentando as informações de uma forma diferente, com os selos, depoimentos, fotos e vídeos recentes. Sem mencionar que agora a visualização de fotos do Orkut vai ser em tela cheia, bastante semelhante a do Facebook.

Além disso, a Google anunciou um novo recurso no Orkut, o “Gostou?”, que é uma característica muito semelhante ao "Curtir" do Facebook. Mas o diferencial do Orkut é que a avaliação é feita por meio de emoticons, em vez de apenas dizer que curtiu. 

A rede social também confirmou que durante a reestruturação o limite de amigos vai aumentar, assim como o de fotos e vídeos, porém não foi estipulada uma data para isso.

Dessa vez, a Google está focando na experiência do usuário, o ponto mais criticado no último design. A rede social não pretende distribuir convites para os usuários acessarem o novo visual do site. A informação é de que os perfis serão atualizados aos poucos, durante as próximas semanas. Além disso, o novo layout do Orkut só poderá ser visualizado por quem tem o antigo design desativado.

O Orkut ainda está na frente do Facebook no Brasil, mas o Facebook está cada dia mais próximo. Por isso, o Orkut está fazendo alterações como essas para não perder seus usuários.

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. Legal, mas eu gosto mesmo é de blog! e Twitter.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, companheiro.

    Blog é o instrumento por meio do qual nos é ofertada a possibilidade de rompermos com a manipulação da "grande mídia", alicerçada em torno de interesses econômicos e políticos.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.