sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ACERVO DISPONÍVEL SOBRE LITERATURA DE CORDEL


Os pesquisadores e admiradores da literatura de Cordel têm a oportunidade de visitar um acervo raro e volumoso sobre o assunto, por meio da página eletrônica Cordel: Literatura Popular em Versos, criado pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

O objetivo é preservar, conservar e disponibilizar a maior coleção da América Latina, com mais de nove mil títulos. O acesso é gratuito e livre, sem necessidade de inscrição.

A consulta às obras está dividida em dois grupos: poetas de 1ª geração e os de 2ª geração. Fazem parte do primeiro grupo nomes como Antonio Ferreira da Cruz e Severino Milanês da Silva. No segundo, Manoel D’Almeida Filho, Gonçalo Ferreira da Silva, entre outros.

Principal fonte de divertimento e informação, sobretudo, da população do nordeste brasileiro, o cordel surgiu no Brasil na segunda metade do século XIX e rapidamente expandiu-se da Bahia até o Pará. Os temas eram variados: aventuras de cavalaria, narrativas de amor, histórias de animais, entre outros.

2 comentários:

  1. Bom dia admirável jornalista Hugo Freitas, primeiro dizer que o meu pai lia um romance e depois sempre que necessário ele contava a história sem titubiar. Segundo dizer que sinto-me ofendido por manifestar minha opinião e perceber não ser divulgado em razão de divergência. Terceiro parabenizar pela decisão de não publicar anonimato, os anônimos são seres inferiores e não manifestam-se sobre o conteúde, ferem as pessoas por divergirem de suas opiniões doentia. Quarto utilizar-se de anonimato para denuciar de bandidos, entendo ser necessário e, só. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Reinaldo. Seus comentários são sempre bem-vindos.
    Estranho você dizer que não os publico por "razão de divergência", uma vez que os comentários excluídos até então obedecem a único princípio: respeito (não admitimos xingamentos, palavrões e outros "verbetes" que em nada acrescentam ao debate democrático e salutar).
    Se alguma vez seus comentários não se incluíram nesta prerrogativa e, ainda assim, foram excluídos, creio que só pode ter sido problemas de ordem técnica (especialmente da internet), pelo que antecipadamente peço desculpas.
    A proposta deste blog é precisamente o de estimular a reflexão e o exercício da argumentação crítica, baseado na educação e no respeito ao contraditório, por entendermos que o conhecimento nasce do debate e não da ostentação de sua posse.
    No mais, agradeço pelos elogios e pela assídua participação.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.