Dentre as maiores reclamações dos consumidores aos Procons em 2011, o segmento de telecomunicações foi o que teve os maiores índices. Dos 1,6 milhão de atendimentos registrados ao longo do ano, 81,9 mil foram relacionadas ao grupo Itaú, seguido pela Oi (80,8 mil), Claro-Embratel (70,1 mil) e Tim-Intelig (27,1 mil).
O último boletim do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), divulgado na semana passada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, mostrou que assuntos financeiros, telecomunicações e alguns produtos como aparelho celular, computadores e eletrodomésticos de linha branca somam 57,75 % do total de atendimentos.
Entre os problemas enfrentados pelos consumidores estão as cobranças (35,46%), ofertas (19,99%), contratações (11,62%) e qualidade dos serviços prestados e dos próprios produtos (11,19%).
A maioria dos consumidores que procuraram os Procons em 2011 estão na faixa de 31 a 40 anos, sendo que as mulheres representam 54,69% dos reclamantes.
Os jovens até 20 anos somam 2,12%, o que representa mais de 22 mil consumidores cônscios de seus direitos.
Depois da Vale, estas operadoras têm tudo para entrar na próxima disputa do "Oscar da Vergonha".
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Hugo Freitas
Com informações da Agência Brasil
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