quarta-feira, 6 de abril de 2011

Greve dos Professores do Maranhão sem previsão de término


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fez um apelo aos professores da rede pública de ensino, que ainda permanecem fora da sala de aula, para retornarem às suas funções, em respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a ilegalidade da greve.

Por força da decisão da Justiça, a Seduc informou que todos os dias não trabalhados serão descontados.

Segundo o órgão, a ausência por 30 dias das atividades caracteriza abandono de emprego, de acordo com a legislação em vigor.

Por sua vez, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), por meio de sua assessoria jurídica, disse que vai impetrar agravo regimental junto ao STF contra a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que negou pedido do sindicato para suspender liminar que considera ilegal a greve dos educadores estaduais.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (6), na sede do sindicato, foi avaliada a decisão judicial e o alto grau de mobilização da categoria, principalmente no interior, o que possibilita manter a paralisação, mesmo diante das pressões que estão sendo feitas pelo governo do Estado.

Segundo o Sinproesemma, essa "posição de continuidade da greve", enquanto aguarda o resultado do recurso ao STF, será submetida às assembléias da categoria em São Luís e em mais dezessete pólos regionais, que serão realizadas nos próximos dias 7 e 8.

Para a direção do sindicato, a decisão do ministro é um precedente perigoso que ameaça o direito de greve de todos os servidores públicos, pois deixa aberta a possibilidade de qualquer serviço, sob avaliação subjetiva, ser considerado essencial, contrariando o que diz a Lei 7.783/89 que considera, textualmente, apenas a saúde, o transporte e a segurança pública como serviços essenciais.

Pelo visto, enquanto todos os recursos possíveis não forem esgotados junto à Justiça, a greve dos professores do Maranhão continua.

Hugo Freitas

8 comentários:

  1. Gostaria de saber se mesmo após tantos apelos do Governo,a greve ainda terá continuidade por tempo indeterminado???
    Isso é uma grande irresponsabilidade dos professores para com os alunos...

    ResponderExcluir
  2. Companheiro "Anonimo", saudações.

    Respeito seu posicionamento, apesar de não referendá-lo, pois o termo "irresponsabilidade" estaria muito mais voltado a uma postura do governo Roseana em denegrir a imagem dos professores através da mídia comprada do que efetivamente sentar para discutir uma solução para o impasse.

    Se levarmos em conta que a greve dos policiais civis foi resolvida em menos de 10 dias e que a greve dos professores já passou de um mês, a verdadeira "irresponsabilidade" reside nas mãos de quem não quer que a Educação saia desse lastimável quadro em que se encontra de SEGUNDA PIOR DO BRASIL.

    Por isso, enquanto houver instrumentos jurídicos para a luta dos professores por melhores salários e por uma educação de qualidade, a greve deve continuar.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  3. mas depois de uma pesquisa feita concluiu-se que o estado do maranhão e o estado onde os funcionarios pulblicos tem um dos mais altos salarios deferente de outros demais estados do Brasil

    ResponderExcluir
  4. Desconheço esta pesquisa, companheiro "Anônimo".

    Você poderia nos dizer a fonte dessa informação? Qual foi o instituto ou órgão que realizou esta pesquisa? Quando foi feita? Quais os referenciais de "altos salários" que foram levados em consideração? Quem publicou esta informação?

    Somente diante dessas respostas é que poderemos ter uma visão mais ampla sobre esta questão que você levanta, a fim de não ingressarmos nas fileiras daqueles que acreditam cegamente em tudo o que é propagado pelo governo Roseana, sabedores que somos de que este está muito mais interessado em produzir "inverdades" do que encontrar soluções concretas para impasses duradouros.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Algumas propagandas do governo dão a entender que as aulas só não estão totalmente normalizados devido as greves dos professores. Mas isso não é verdade, existem escolas no interior do Maranhão em que as aulas nem começaram,isso porque, a secretaria de educação não providenciou professores para estas localidades. Sem falar das diversas escolas que está faltando professores de diversas disciplinas.

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, companheiro.

    A desorganização do governo Roseana Sarney é tamanha que não há professores suficientes para dar conta da demanda de alunos em toda a rede estadual de ensino.

    Em vez de enfrentar o problema com seriedade e responsabilidade, o governo prefere tentar desmoralizar o movimento grevista com intimidações, ameaças e massacre midiático, na tentativa de jogar a sociedade contra os professores.

    Ainda bem que existem pessoas como você, companheiro "Anônimo", que não se deixam contaminar pelo veneno propagandístico deste "desgoverno" que aí está.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  7. Roseana está firmando parceria com a Beija Flor do Rio pra colocar como enredo os 400 anos de São luís, enquanto os professore3s ainda estão emgreve e não recebidos por ela que alega que o governo não tem dinheiro pra bancar o Estatuto do educador n, mas tem dinheiro pra invgestir emcarnaval enquanto milhares de estudante estão sem aulas.Esperamos que o sul, sudeste denuncie esse tipo de arbitrariedade ao povo do Maranhão, especificamente aos professores.Aqui a insatisfação é geral com esse governo de merreca que só faz sofrer os maranhenses.Roseana esquece que no país não existem só as pessoas que vivem do Bolsa Família(esses coitados,ganharão mais direitos pra ficarem bem caladinhos)mas as ppolitizadas que infelizmente são minoria , portanto não fazem a diferença nas urnas.

    ResponderExcluir
  8. Mais um absurdo deste "pior governo da história do Maranhão", companheiro.

    Enquanto os professores lutam por melhores salários e por uma educação de qualidade, com a aprovação do Estatuto do Educador, essa distinta senhora só pensa em fazer uma lavagem cerebral na população, vivendo de propaganda cara e mentirosa, e saciando a sede dos que passam o ano inteiro esperando o carnaval e o São João para ganharem alguns trocados vendendo produtos ou participando das festas como brincantes.

    Para Roseana Sarney, a melhor política para o Maranhão é a do "Pão e Circo", tudo às custas do dinheiro do povo sofrido deste desvalido Estado.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.