segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Vida Política de Jackson Lago

Jackson Lago (*01/11/1934 +04/04/2011)

Nascido em Pedreiras, no interior do Maranhão, Jackson Lago começou sua trajetória política ainda na década de 1960, participando de protestos contra a ditadura militar. Ligado ao sindicato dos médicos, foi pioneiro na realização de cirurgia torácica no sistema de saúde pública do Maranhão e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado. Em 1979, ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o diretório do Partido Democrático Trabalhista, do qual permaneceu até o final da vida.

Prefeito de São Luís por três ocasiões (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002, quando foi reeleito), Lago acabou conquistando o título de melhor prefeito do Brasil, de acordo com pesquisa do jornal Folha de S. Paulo. 


Uma de sua principais metas frente ao governo, tanto municipal quanto estadual, foi a ampliação do número de vagas nas escolas e a capacitação dos professores como forma de vencer o analfabetismo e combater a miséria no Maranhão. A gestão Lago em São Luís também foi reconhecida por avanços nas áreas de saúde, geração de emprego e renda, segurança pública, participação popular, infra-estrutura, meio-ambiente e cultura.

Lago renunciou ao último mandato de prefeito de São Luís para concorrer ao governo do estado. Contando inicialmente com a preferência de apenas cerca de 20% do eleitorado, Lago surpreendeu todas as pesquisas de opinião e foi eleito no segundo turno com 51,82% dos votos válidos contra 48,18% de Roseana Sarney. 

Com apenas cinco meses de governo, em maio de 2007, teve seu nome envolvido na Operação Navalha da Polícia Federal. Era somente o início de um processo de desestabilização de seu mandato, que culminou com sua cassação, em abril de 2009.


Cassação

Uma das principais justificativas para cassação de seu mandato foi a participação dele no aniversário da cidade de Codó, três meses antes das convenções partidárias que lhe apontou como candidato ao governo. Na época, Jackson Lago não exercia nenhuma função pública. Mesmo assim, foi acusado pelo grupo Sarney de abuso de poder econômico e de compra de votos.

Sua eleição havia colocado um fim aos 40 anos de domínio da dinastia Sarney no Estado, o único até então que havia conseguido tal feito.

Em 2 de março de 2009, o TSE julgou ação movida pela coligação da candidata derrotada Roseana Sarney e decidiu, em votação apertada, anular os votos de Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto, do Partido Popular Socialista (PPS). Em razão disso, Roseana Sarney passou a ter mais da metade dos votos válidos, fazendo com que o TSE então a declarasse eleita e determinasse que ela tomasse posse. Jackson e Porto continuaram em seus cargos até o fim do julgamento de recursos.

Em 16 de abril de 2009, o TSE confirmou a cassação do mandato de Lago e Porto e ordenou a diplomação da segunda colocada no pleito. Entretanto, Lago se recusou a abandonar o Palácio dos Leões, sede do governo. 

O movimento de resistência ao novo governo recebeu o nome de "balaiada" (em alusão à revolta que ocorreu no Estado entre 1838 e 1841) e recebeu apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Via Campesina e de alguns políticos correligionários ao ato. Após a saída do Palácio dos Leões, Jackson prometeu continuar sua vida política em discurso no diretório estadual do PDT.

A cassação de Jackson Lago rendeu um artigo do músico Zeca Baleiro na revista Istoé com duras críticas à família Sarney. Para o músico, nascido em São Luís no mesmo ano em que José Sarney tomou posse como governador, a medida foi tomada "por meio de manobras politicamente engenhosas e juridicamente questionáveis". Por outro lado, a cantora Alcione apoiou publicamente a volta de Roseana Sarney ao governo do Estado.

Eleições 2010: o último ato

Em 2010, Lago se candidatou novamente ao cargo de governador do Maranhão e perdeu. Houve dúvidas em relação à sua candidatura, uma vez que a recém-promulgada Lei da Ficha Limpa proibia a candidatura de políticos condenados em tribunal colegiado, mas o TRE-MA deferiu por unanimidade a candidatura de Lago. 

No entanto, o Ministerio Público Eleitoral recorreu ao TSE que, por sua vez, somente colocou o processo em julgamento a três dia do pleito, confirmando que Jackson Lago tinha a “Ficha Limpa”. O tema “Ficha Suja” e o argumento de que os votos dados a Jackson Lago seriam anulados foram usados contra a candidatura dele durante toda campanha eleitoral.

Depois do pleito, Jackson Lago se recolheu ao convívio da família e de alguns amigos, até seguir para tratamento de saúde em São Paulo, onde faleceu no final da tarde desta segunda-feira (04/04).

O Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, divulgou nota explicando que o ex-governador Jackson Lago morreu de falência múltipla de órgãos.

Leia a íntegra da nota:

“O ex-governador do Estado do Maranhão, Jackson Lago, 76 anos, internado no Hospital do Coração (HCor) desde o dia 30/03, para tratamento clínico de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) pós quimioterapia, faleceu nessa segunda-feira (04/04), às 18h30, por falência de múltiplos órgãos.”


Jackson Lago, aos 76 anos, deixa a mulher, três filhos e seis netos.

Este blog presta condolências aos familiares e amigos do ex-governador. Descanse em Paz, Jackson Lago.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.