quarta-feira, 27 de abril de 2011

CSP-Conlutas convoca o Dia Nacional de Mobilização


Nesta quinta-feira (28) acontece o dia Nacional de Mobilização nos Estados. A atividade faz parte do calendário de lutas dos servidores públicos federais, em campanha salarial, mas também envolverá diversas categorias de trabalhadores. 

Inúmeros informes já chegaram à Central mostrando que há intensa movimentação nos estados. Os atos unificados estão sendo articulados pelas estaduais e regionais da CSP-Conlutas. Muitas categorias estão aprovando a participação neste dia de luta. Além disso, estão previstos a deflagração de greve ou paralisações de trabalhadores.

No Maranhão, há possibilidade de paralisação de diversas categorias, inclusive do judiciário; mobilização nas escolas de ensino médio em greve e do COLUN, que passa por um momento forte de ameaça pelo governo federal; manifestações dos bancários em frente ao Banco Itaú; mobilização dos estudantes da ANEL na UFMA. 

Os protestos, além de outras bandeiras, vão denunciar a corrupção e os desmandos do governo estadual. Umas das consignas: “São Luís parou em 51 contra Vitorino; em 79 pela meia passagem e vai parar dia 28/04 contra a oligarquia Sarney. Fora Roseana Sarney.”

Enquanto a governadora senta com artistas musicais para debater a sua "política do espetáculo circense", o Hospital do Câncer tem convênio cortado, dirigentes do Incra vinculados à oligarquia são investigados pela Polícia Federal, a FAPEMA denunciada por suposto financiamento de pesquisa para apadrinhados políticos de Roseana, cabeças rolando literalmente nos presídios do Estado, a greve dos educadores completando quase dois meses e a Polícia Militar vigiando professores como se fossem criminosos... 

Essa é a "revolução" pretendida para a Educação? Esse é "o melhor governo" que já se viu por aqui? Educação é coisa séria. Não é só colocar alunos nas escolas e fingir que está tudo bem... É oferecer condições dignas para que o processo de ensino-aprendizagem se dê de forma minimamente produtiva e aceitável.

Por tudo isso, que o dia 28 de abril está sendo aguardado como um marco memorável de luta e de reivindicação por um Maranhão mais justo e verdadeiramente democrático.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.