terça-feira, 12 de abril de 2011

Mantida a Greve dos Professores do Maranhão

Estudantes nas ruas de Chapadinha (MA)

Em nova reunião realizada no auditório da Fecomércio, nesta segunda-feira (11), as assembléias regionais dos dezessete municípios que representam toda a categoria no Maranhão decidiram manter o movimento grevista até o fechamento de um acordo com o governo do Estado.

As assembléias foram organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), que reuniu e dialogou com os educadores de todas as regionais, os quais reafirmaram, por unanimidade, a disposição de manter a greve em prol do Estatuto do Educador e por melhor educação na rede de ensino estadual.

Além da decisão de continuidade da greve por tempo indeterminado, os educadores elaboraram uma nova agenda de manifestações (veja no fim da matéria), a fim de tentar demover a posição inequívoca que o governo assumiu mediante a falta de proposta concreta para dar fim à greve que já dura mais de quarenta dias. 

O presidente do sindicato da categoria, Júlio Pinheiro, disse que a disposição dos trabalhadores do interior é de só deixar o movimento após um acordo com o governo, que contemple as reivindicações da categoria.

Por sua vez, o governo do Estado apela para a veiculação de propaganda em rádio e TV afirmando que os professores já retornaram para as salas de aulas. Porém, segundo informações recebidas pelo blog, não foi bem isso o que aconteceu.

No Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense, por exemplo, dos professores que atenderam ao "chamado" da Seduc veiculado no rádio e na TV, sob a ameaça de corte nos pontos e exoneração por "abandono de emprego", a maioria ficou do lado de fora apoiando o movimento paredista, desmentindo assim o vídeo publicado no site oficial do governo, onde aparece uma professora e alguns alunos dentro de uma sala simulando que as aulas transcorriam normalmente.

Hugo Freitas


Veja a agenda das atividades dos professores em greve para esta semana:

12/04 (TERÇA-FEIRA)
Manhã – Às 8h - Ato Público - Concentração na Assembleia Legislativa do Estado
Tarde - Blitz nas escolas

13/04 (QUARTA-FEIRA)
Manhã – Às 8h - Palestra sobre a voz (local a ser definido)
Tarde – Blitz nas escolas

14/04 (QUINTA-FEIRA)
Manhã – Blitz nas escolas
Tarde- Às 15h - Grande Ato Público - Concentração na Deodoro e passeata até o Palácio dos Leões.




2 comentários:

  1. Pior que o descaso em que já está a rede estadual de ensino, o governo ainda tenta enganar os alunos. Palhaçada. Alguns poucos alunos foram à minha escola pensando que haveria aulas e tudo que receberam foi um 'não' do vigia, a única pessoa que havia lá. Que prova de responsabilidade esses governantes estão exemplificando para esses cidadãos? Que exemplo de honestidade, compromisso? Serão mesmas expostas nas campanhas? Com um governo desses ninguém precisa de família, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Lilian.

    Todos os seus questionamentos refletem o tipo de governo que Roseana Sarney tenta empurrar goela abaixo da população maranhense: um governo despreocupado com as questões sociais e fundamentado em propaganda mentirosa, com o único objetivo de ludibriar àqueles que ainda se manifestam a favor da "Grande Família", na tentativa de jogá-los contra o movimento grevista.

    Pior que isso é que se passaram apenas 100 dias da atual gestão. Ainda faltam mais 3 anos e 9 meses. Imagine o que não acontecerá até lá???

    O Governo Roseana Sarney, a cada dia, se notabiliza como uma verdadeira PALHAÇADA E ENGANAÇÃO!!!

    Extremamente grato por sua participação. Fique à vontade para comentar, criticar, questionar, sempre que quiser. Este espaço é nosso. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.