sexta-feira, 1 de abril de 2011

Debandada no PSOL-MA


O "Blog Hugo Freitas" teve acesso a uma informação que vai dar muito o que falar: 49 membros do PSOL-MA se desfiliaram do partido nesta quinta-feira (31).

A alegação pelo ato inesperado é a de que os 49 membros estariam descontentes com a entrada no partido de figuras políticas como o ex-petista Franklin Douglas e o ex-deputado Haroldo Sabóia, além de Roberval Costa e Wagner Baldez, cujas filiações foram aceitas somente com a intervenção do diretório nacional do PSOL.

Dentre os que deixaram o partido, estão figuras ilustres como o ex-presidente do diretório regional e candidato ao senado nas eleições passadas, o professor Paulo Rios, assim como o até então secretário geral do PSOL de São Luís, Cordeiro Marques, e o presidente estadual, Rogério Costa.

Este blog já havia publicado uma "Carta de Impugnação" desta ala que deixa o partido contra a entrada de ex-petistas e pessoas ligadas ao "tirânico Governo Jackson Lago" (Leia AQUI).

A aceitação dos citados novos membros só foi dada pela cúpula nacional do PSOL, que teve de intervir diante do impasse na esfera regional, o que acabou dividindo o partido ao meio, aqui, no Maranhão.

Em entrevista ao "Blog Hugo Freitas", o professor Paulo Rios justificou sua saída alegando uma possível tentativa de transformação do PSOL num novo PT-MA. "Estão querendo fazer com o partido o que fizeram com o PT: transformá-lo num espaço de lançamento de candidaturas que só visam seus interesses pessoais, sem nenhum tipo de vínculo com os movimentos sociais e com as causas populares do Maranhão", argumentou o ex-psolista.

A saída dos 49, agora ex-membros do PSOL-MA, tende a enfraquecer a legenda na corrida pelas eleições municipais de 2012, no mínimo deixando-a em desvantagem em relação às demais siglas partidárias, haja visto que estas já estão se articulando para o próximo pleito.

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. Companhiero essa lista não é real e são somente 30, sendo que precisa-se confirmar se essa lista não é menor, digo a vc que novas pessoas irão entrar e que o Psol vai ser forte em 2012. E PAULO RIOS JÁ VAI TARDE GENTE QUE NÃO DEBATE UM NOVO PROCESSO DEMONTRA SUA INCAPACIDADE DE DISCUTIR O PROCESSO.

    O companheiro precisa ouvir o outro lado para depois fazer a sua analise.

    Um abraço e parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Companheiro Neuton César, saudações.

    A lista completa com os 49 nomes dos que deixam o PSOL-MA foi publicada neste blog, hoje, pela manhã, em primeira mão.

    Sem dúvida alguma, novos membros deverão compor as fileiras deixadas pelos que estão saindo.

    Minha análise, no entanto, foi no sentido de que enquanto nos outros partidos as articulações estão em pleno processo para o pleito de 2012, no PSOL-MA as divisões internas "tendem" a atravancar este fluir.

    E o espaço sempre continuará aberto para qualquer membro do partido que queira se manifestar sobre este episódio.

    Grato pela participação e pelo elogio. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.