domingo, 3 de abril de 2011

Rose Sales representará São Luís em Reunião da ONU


A Vereadora Rose Sales (PCdoB) foi convidada pela UN-HABITAT (organização das Nações Unidas que trata do Programa de Assentamentos Humanos para o mundo), para estar em Nairóbi, Quênia, no período de 11 a 15 de abril com a missão diplomática de representar São Luís.

Em decorrência da sua qualificada atuação em uma reunião de parlamentares de centenas de países acontecida no 5º Fórum Mundial Urbano, acontecido no Rio de Janeiro, no mês de março de 2010, Rose Sales também irá apresentar seus trabalhos parlamentares, principalmente em relação à luta por moradias dignas e meio ambiente na exposição que acontecerá na “23ª Reunião Ordinária da ONU para tratar de assentamentos humanos”.

O UN-Habitat é coordenado pela Assembléia Geral da ONU e tem por objetivo promover cidades social e ambientalmente sustentáveis, além de oferecer mecanismos de promoção de moradia digna para todos.

Para bem exercer sua missão diplomática Rose Sales cumprirá uma rápida agenda de visitas a órgãos e ministérios que tenham em sua missão o dever de elaborar programas ligados ao direito à moradia digna e ao meio ambiente, em Brasília. 

Ela afirmou que esse contato prévio é essencial para o bom cumprimento do dever parlamentar de buscar mais alternativas e idéias para melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs ludovicenses em relação ao direito a saneamento básico e moradia digna em ambientes saudáveis.

Com a apresentação do documentário “400 anos de São Luís: do Colonialismo à Ecologia Urbana”, produzido em parceria com a Câmara Municipal de São Luís, a parlamentar proporá à ONU, à República do Brasil, ao Estado do Maranhão, ao Município e à sociedade civil organizada de São Luís um programa global de governança local.

“A minha proposta é que haja dois anos de articulação entre os diversos atores, gestores e protagonistas da Ordem, da Lei, do Planejamento, do Desenvolvimento e da preservação da Ilha de São Luís com o objetivo de realizarmos, em abril de 2013, uma plenária conjunta intersetorial e intergovernamental entre as diversas agências da ONU, órgãos de alguns ministérios, órgãos do Governo Estadual, parlamentares de todas as instâncias e a sociedade civil, para realizar o Plano Estratégico SÃO LUÍS + 500”, declarou a vereadora.

Além do plano estratégico, a Vereadora afirmou que a proposta também prevê a criação de um fórum permanente de desenvolvimento sustentável da Ilha de São Luís visando a construção de uma outra realidade para a cidade, no tocante à moradia digna em ambientes saudáveis. 

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.