quarta-feira, 27 de abril de 2011

Professores exigem direitos na porta da Seduc


Trabalhadores da rede estadual de educação, em greve há quase dois meses, fazem vigília na porta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na tentativa de serem recebidos pelo governo do Estado para negociar a pauta de reivindicações da categoria, que cobra, entre outros itens, a aprovação e implantação imediata do Estatuto do Educador, além do pagamento do piso salarial do professor, previsto em Lei.

Os educadores aguardavam para esta terça-feira (26) uma reunião de negociação, que foi previamente acertada entre uma comissão de educadores e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinproesemma) e o secretário adjunto de Educação, Fernando Silva. A reunião não aconteceu e os educadores ainda foram impedidos de entrar no prédio da Seduc pelos seguranças da secretaria, com o aparato de mais de vinte homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Os trabalhadores estão revoltados com a indisposição da governadora Roseana Sarney em negociar a pauta de reivindicações da categoria. Eles chegaram a Seduc após mais uma passeata, iniciada na Praça Deodoro, sendo a quarta vez que tentam ser recebidos para discutir seus pleitos e sair com uma proposta concreta e efetiva do governo que possa finalmente encerrar o movimento grevista.


Diante da situação, a direção do Sinproesemma conclui que para o governo é mais fácil chamar a polícia para intimidar os trabalhadores, do que sentar para ouvir a categoria e negociar. “A governadora não aparece, a secretária de educação Olga Simão nos enrola e sobra somente a polícia para nos aterrorizar, mas polícia é prá ladrão, prá professores não”, protestavam, em coro, os educadores na porta da Seduc, revoltados com a presença da polícia no meio da categoria e com a negativa do governo em fechar acordo para resolver o impasse.

À medida que verificamos o trato da governadora para com a educação e os educadores, colocando a polícia em seus calcanhares, percebemos o quanto estamos distantes de um sonho de democracia plena para o Maranhão: aquela em que o cidadão trabalhador não tem o seu direito de criticar e de reivindicar suprimido pelas forças de segurança do governo e de repressão do povo.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.