sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SOBRE O DEBATE NA TV MIRANTE


Por Hugo Freitas

O debate desta noite de quinta-feira (04) serviu apenas para uma coisa: aumentar a dúvida dos indecisos sobre em quem votar para prefeito de São Luís no próximo domingo, dia 7 de outubro.

O debate teve início com todos os participantes nervosos, começando pelo apresentador Tonico Ferreira, que se atrapalhou em diversos momentos e prejudicou o andamento das discussões, chamando o primeiro intervalo sem todos os candidatos terem perguntado e respondido alguma questão.

Em sua primeira fala, Haroldo Saboia (PSOL) resumiu bem o nervosismo presente no ar. Ele mandou um "Boa Tarde" a todos quando já passava das 23h30. João Castelo (PSDB) falou em "milhorar" a vida das "framílias" de São Luís. Por sua vez, Edivaldo Holanda Junior (PTC) errou o tema na hora de perguntar: tratou de segurança quando o assunto era iluminação pública.

Para a surpresa do titular do blog, a candidata Eliziane Gama (PPS) demonstrou-se a mais segura do debate. Com voz firme e postura serena, conseguiu transmitir bem suas propostas e se posicionar como a melhor entre todos os candidatos, apesar de ter cometido alguns deslizes verbais, como pronunciar "turista que vem de fora".

Quem esperava algum "último suspiro" do candidato dos sarneys, o petista Washington Oliveira, deve ter se decepcionado mais ainda. Com um olhar triste e uma postura de derrotado, WO transmitiu total despreparo para ser o governante desta cidade. Suas frases eram mal articuladas. Por diversas vezes, não consegui entender nada do que ele dizia. Parecia que estava em outro mundo, numa galáxia distante, falando uma língua que só ele conseguia decifrar. Resultado: foi o pior de todos.

Outra grande surpresa deste vosso interlocutor, amigo leitor, foi a postura "paz e amor" de todos os candidatos para com o atual prefeito. Ao não ser questionado em suas principais feridas, como o atraso das aulas em mais de 200 dias na rede municipal de ensino, a poluição de todas as praias da capital e o uso eleitoreiro do VLT, Castelo conseguiu se sair bem, com toda sua experiência em debates, apesar de pintar seu discurso de azul descolado da realidade, como se tudo funcionasse plenamente bem em sua gestão. Ainda assim, pode dar trabalho para o grupo da oposição.

Tadeu Palácio (PP) também saiu-se bem. Com postura tranquila e segura, conseguiu exprimir sua eloquência e apresentar suas propostas, ainda que também tivesse se furtado de criticar a gestão de Castelo, a qual intenta substituir, chegando ao cúmulo de elogiar o tucano na questão do trânsito e transporte, dizendo que este é um assunto que o atual prefeito "domina". Que o diga o caos em São Luís na hora do rush e o sucateamento dos ônibus, velhos e sem proteção aos usuários.

Quanto a Haroldo Saboia, suas críticas se concentraram quase todas em cima das alianças costuradas por Edivaldo, fato que provocou bastante estranheza nos círculos políticos, uma vez que o psolista se posiciona como ferrenho crítico das mazelas sociais da cidade e deixou que o prefeito João Castelo saísse do debate ileso de suas agulhadas. Perdeu uma excelente oportunidade de desmentir perante o eleitorado as acusações que lhe foram imputadas durante toda a campanha eleitoral: a de que era "laranja" do tucano.

Assistindo em casa pela TV, me questionava constantemente: Por que Edivaldo não fez nenhuma pergunta diretamente para Castelo, já que ele é o seu principal adversário e apontado por todas as pesquisas como seu oponente num provável segundo turno? Perdeu uma boa oportunidade de espremer o tucano contra a parede. Pode se complicar no dia da votação.

Em suma, foi um debate fraco, insosso, beirando a chatice, marcado pelo nervosismo de todos os lados e pelas trapalhadas do mediador Tonico Ferreira, uma das figuras de destaque negativo. A Globo deve preparar melhor seus jornalistas para eventos desse tipo. O sujeito vem lá de São Paulo para prejudicar o tão esperado debate entre os candidatos a prefeito de São Luís, errando na ordem de quem deveria perguntar e responder e demonstrando desconhecimento das regras do embate.

Contudo, colocando num ranking a minha humilde avaliação sobre o desempenho dos candidatos, a ordem seria a seguinte: Eliziane (1º), Tadeu (2º), Castelo (3º), Edivaldo (4º), Haroldo (5º) e Washington (6º).

Que se aprenda a lição: às vezes, é necessário atacar para poder garantir sobrevida mais à frente. Para se vencer os "velhos oligarcas" do Maranhão, é preciso ter o mesmo "jogo de cintura" perante as câmeras que eles adquiriram ao longo do tempo. Fica a dica!!!

Atualizado às 20h desta sexta-feira (05)

3 comentários:

  1. ANÁLISE QUASE PERFEITA... FALTOU AO AMIGO, FAZER A LISTA DOS PIORES, QUE NA MINHA MODESTA OPNIÃO, DEVERIA COMEÇAR COM TONICO FERREIRA. MAS, O OLHO CLÍNICO DO AMIGO FALHA, QUANDO NÃO CONSEGUE OBSERVAR QUE ELIZIANE, EDIVALDO E TADEU ESTAVÃO COORDENADOS. UM FAZENDO PERGUNTA AO OUTRO, SEMPRE CONCORDANDO NA RÉPLICA E COMPLEMENTANDO NA TRÉPLICA. DEIXANDO CLARA UMA TÁTICA DE ISOLAR CASTELO DO DEBATE. O QUE FUNCIONOU. POIS O MESMO SEMPRE SOBRAVA PARA SE BATER COM O WASHINGTON. VISERAM O QUE TINHA QUE SER FEITO. QUANTO A POSTURA DO EDIVALDO. FOI MUITO ACERTADA. E, ELE DEU A DICA DE QUE FARIA ISSO EM SEU ÚLTIMO PROGRAMA, QUANDO DISSE: FIQUE DE OLHO, ELES VÃO ATACAR AINDA MAIS, E EU, FALAREI MINHAS PROPOSTAS. FOI O QUE ACONTECEU, O HAROLDO O ATACOU FRENETICAMENTE, E, ACHO QUE SUA POSTURA FOI PERFEITA. POIS, O CONTRÁRIO DEMONSTRARIA DESPREPARO E FALTA DE CONTROLE... ACHO QUE O AMIGO FOI UM BOM OBSERVADOR, MAS FALTOU ENXERGAR TAIS DETALHES - TADEU, EDIVALDO E ELIZIANE ARTICULADOS, HAROLDO ATACANDO EDIVALDO (A MANDO DE QUEM? QUEM PAGOU MELHOR?), EDIVALDO NÃO DESCEU AO NÍVEL QUE O HAROLDO O ESTIMULOU. E, OS "DINOSSAUROS DA POLÍTICA" CASTELO E WASHINGTON SE ATACARAM, POIS FICARAM ISOLADOS, E, SEMPRE FALARAM POR ÚLTIMO. PARECE QUE DESTA VEZ A OPOSIÇÃO ACERTOU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, Cleomenes. Respeito seu ponto de vista, apesar de discordar em relação a uma suposta "coordenação" entre Eliziane, Tadeu e Edivaldo.

      Excluir
    2. Relendo seu comentário, prezado Cleomenes, percebi que o amigo não atentou para minha análise sobre os "piores". Concentrando-se na leitura integral do texto, o amigo perceberá as críticas contra o jornalista global Tonico Ferreira, a apatia de WO e as agulhadas de Haroldo que passaram longe de Castelo.
      No mais, reitero não observado tal "coordenação" entre Edivaldo, Eliziane e Tadeu, apesar de concordar que todos os candidatos preferiram não criticar o prefeito tucano, argumento que menciono a postura "paz e amor" do debate.
      Um abraço.

      Excluir

Grato pela participação.