quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DENÚNCIA: NEGROS SÃO "CONFUNDIDOS" COM SEQUESTRADORES EM "BAIRRO NOBRE" DE SÃO LUÍS


Por Hugo Freitas

O que você vai ler agora, amigo leitor, é uma denúncia enviada ao blog de dois cidadãos ludovicenses, de cor negra, que foram "confundidos" com sequestradores, nesta terça-feira, dentro de um banco, num "bairro nobre" de São Luís.

Leia atentamente o relato dos dois jovens negros ludovicenses:

No início da tarde de ontem (23), por volta das 13h, eu, Marcos Tadeu Nascimento da Silva e meu irmão João Rubem Nascimento da Silva, fomos ao Banco do Brasil da Cohama para sacarmos um dinheiro que teríamos recebido na agência que abri a minha conta corrente universitária.

Quando chegamos ao local, nos deparamos com uma estranha movimentação de policiais e de pessoas dentro da agência. Tinham dois policiais armados na porta do banco. Me dirigi a um deles e perguntei se poderíamos entrar, quando o mesmo respondeu que sim.

Entrei no banco e perguntei às pessoas o que estava acontecendo, elas responderam que havia uma tentativa de sequestro e que uma pessoa estava sendo coagida por telefone a pagar um resgate. Passamos pela porta detectora de metais e entramos normalmente. Peguei meu celular e liguei para um amigo, enquanto aguardávamos nossa vez de sermos atendidos.

Passados alguns minutos, os policiais vieram e começaram a nos acusar de sermos os responsáveis por essa tentativa de sequestro. Fomos extremamente humilhados pelos policiais, clientes e funcionários do banco.

Obrigaram o meu irmão a sacar uma quantia de R$ 3.000, 00 para provar que ele tinha dinheiro na conta. Fomos chamados de vagabundos e bandidos, acusados de um crime que não cometemos, sem chance de justificativa, até o momento que conseguimos comprovar onde trabalhávamos e as nossas devidas documentações.

Ligamos imediatamente para o nosso advogado e ele chegou ao local impedindo que fôssemos linchados. Fomos conduzidos até a Delegacia do Bequimão e, chegando lá, o delegado comprovou que havia um engano e que nós éramos as verdadeiras vitimas de todos. Vítimas dos policiais que nos humilharam, vítimas do banco, do qual sou cliente há 3 anos, vítimas das pessoas que nos acusavam, pois o sequestro tratava-se de uma ligação feita por bandidos de dentro de um presídio (isso foi esclarecido pela delegado).

Os policiais sequer averiguaram as nossas últimas ligações, fomos humilhados e tratados como bandidos na frente de todos.

Esclarecidos os fatos, fizemos boletins de ocorrências contra todos os envolvidos e estamos lutando incansavelmente em busca de nossos direitos, sendo que os danos causados a nós e a nossa família foram irreparáveis.

Hoje, quando acordamos, algumas mídias impressas e televisivas estavam tratando desse caso como uma detenção por engano, reconhecendo que somos vítimas do estado e do banco.

Porém a TV mirante e o blog do Sr. Luis Cardoso publicaram uma nota dizendo que somos sequestradores e que ainda estamos presos, sendo que tudo foi esclarecido ainda ontem e saímos da delegacia como vítimas, prestando queixa contra todas as partes.

Venho através desse anúncio comunicar a todos os meus amigos dessa rede social que denunciem comigo essas calúnias e difamações que estão sendo feitas contra mim e ao meu irmão. Não aceitem essas falsas informações.

O crime foi claramente impulsionado pela questão do estereótipo, sendo que somos negros e tinham várias outras pessoas dentro da agência naquele momento e não apresentaram nenhuma prova contra nós.

Quem nos conhece sabe das nossas lutas diárias e dos nossos valores de vida. Somos jovens estudantes e trabalhadores que estão sofrendo com a pífia administração de órgãos que deveriam ser mais preparados para lidar com os cidadãos de bem.

Esse é o retrato do Brasil. Ações de injustiça acontecem todos os dias com pessoas que não podem se defender.

Nota: O titular do blog procedeu a algumas alterações gramaticais do texto, com vistas somente a deixá-lo dentro das regras do português vigente. Contudo, a íntegra do conteúdo da denúncia é de inteira responsabilidade de seus autores.

Esperamos que casos como este não caiam no esquecimento e que os responsáveis sejam exemplarmente punidos, a fim de que fatos de tal monta sejam extirpados do seio de nossa sociedade. Com a palavra, o Ministério Público.

3 comentários:

  1. Hoje ta complicado andar na rua e não ser tratado como ladrão e marginal, quantas vezes eu andando na rua fui discriminado, é uma policia burra e uma população imbecil traumatizada com a violência.

    ResponderExcluir
  2. Pena que houve tão pouco compartilhamentos, isso tem que acabar!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente em nosso país nós que temos a pele escura vez por outra passamos por situações constrangedoras como esta. Eu já fui abordado por policias ( de maneira truculenta ) só pq eu estava falando ao celular no momento em que a viatura passou por mim. No entender dos policiais , eu estava avisando alguém eles estava por perto ( o que não era verdade pois eu falava com minha mulher na hora ).O policial que comandava a guarnição exigiu que eu mostrasse o meu telefone a última chamada. Eu me neguei a fazer isso , e disse que se caso ele me achava suspeito de algo que me levasse a delegacia para que lá fosse averiguado. Resumindo ele me chamou de "abusado" e disse que estava ali procedendo daquela maneira para zelar pela minha segurança....

    ResponderExcluir

Grato pela participação.