quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESCUTEC E DATAM APONTAM VITÓRIA DE EDIVALDO NO SEGUNDO TURNO


Por Hugo Freitas

Dois diferentes institutos de pesquisa divulgaram nesta quinta-feira (25) novos números da corrida eleitoral em São Luís, neste segundo turno. Ambos apontam vitória de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Enquanto a Escutec divulgou um levantamento que deixa Castelo mais próximo de Edivaldo, com uma diferença de apenas 5 pontos entre os dois candidatos, a pesquisa DataM (a única que previu uma vitória de Edivaldo no primeiro turno) apontou liderança do petecista com 13 pontos de vantagem para o tucano.

Escutec

De acordo com o levantamento encomendado pelo jornal O Estado do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior, da coligação "Muda São Luís", possui 46,3% dos votos contra 41,6% de João Castelo (PSDB), da coligação "Pra Fazer Muito Mais".

Votos brancos e nulos somaram 4,3%. Não souberam ou não responderam, 7,9%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando-se somente os votos válidos (excluídos brancos e nulos, conforme cálculo da Justiça Eleitoral para a apuração da votação), Edivaldo possui 52,6% contra 47,4% de Castelo.

Independentemente de votarem ou não em um dos candidatos, 50,6% dos entrevistados acreditam que Holanda Júnior será o novo prefeito de São Luís, enquanto que Castelo angaria a crença em sua reeleição apenas de 38,8%.

A pesquisa Escutec ouviu 800 eleitores, entre os dias 22 e 24, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-542/2012.

DataM

Encomendada pelo jornal O Imparcial, a pesquisa estimulada da DataM aponta vitória de Edivaldo Júnior com 50,8% dos votos, contra 39,5% de João Castelo. Brancos e nulos somam 4,8% dos votos e 5% não sabem ou não responderam.

A vantagem de Edivaldo é ainda maior quando computados somente os votos válidos. O petecista possui 56,2% dos votos, contra 43,8% do atual prefeito.

A pesquisa apurou ainda que 64,9% dos eleitores, independente do voto, acreditam que Edivaldo Holanda Júnior será o próximo prefeito de São Luís e apenas 28,5% apontaram vitória de Castelo. No levantamento, 55,1% afirmaram que o atual prefeito não merece ser reeleito.

A DataM ouviu 800 pessoas nos dias 22 e 23 de outubro e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA–0544/2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.