segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SALVEM O SAMU!!! Há 10 dias, servidores do SAMU de São Luís estão em greve

Servidores exigem pleno funcionamento das ambulâncias

Por Hugo Freitas

Os servidores do Serviço de Antedimento Móvel de Urgência (SAMU), de São Luís, estão em greve há 10 dias. Médicos, socorristas e motoristas reivindicam melhores salários e condições de trabalho.

Os servidores reclamam da falta de estrutura adequada para o trabalho e dos baixos salários pagos pela Prefeitura de São Luís. Dentre as principais reivindicações, os grevistas exigem o funcionamento pleno da frota de ambulâncias. De um total de 13 à disposição do SAMU, apenas 3 ambulâncias estão em condições de uso, o que prejudica o atendimento à população de mais de um milhão de ludovicenses.

Além disso, os servidores pedem a modernização do sistema de atendimento por telefonia. Segundo informou o comando de greve, a maior parte dos atendimentos é feita apenas por telefone, no repasse de instruções.

A categoria também reclama de questões como o reajuste dos vencimentos, a isonomia salarial entre trabalhadores efetivos e contratados e ainda a valorização dos condutores-socorristas, que são registrados como motoristas de veículos leves, mas atuam como técnicos de enfermagem e conduzem um veículo de risco.

A Secretaria Municipal de Saúde havia informado no último dia 24 de setembro que seria necessário um prazo de 30 dias para colocar todas as ambulâncias em pleno funcionamento.

Em nota, a Comissão de Greve do SAMU anunciou que a paralisação das atividades será mantida até que a Prefeitura de São Luís atenda às exigências dos servidores. Dentre elas, a mudança imediata da diretoria.

Acompanhe a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

À População de São Luís,

Mantendo a conduta de respeito e transparência na qual pautamos o movimento de paralisação do SAMU – São Luis. Viemos a público esclarecer os motivos pelos quais a assembléia de servidores deste Órgão decidiu pela permanência da greve após a reunião realizada no dia 24 de Setembro de 2012, aonde foi apresentado à pauta de reivindicações dos servidores pela comissão de greve a Secretaria de Saúde do Município - SEMUS:

Quando solicitado a Secretaria de Saúde, a principal reivindicação dos grevistas, no que tange ao funcionamento pleno da frota de 11 ambulâncias básicas, 02 avançadas e 02 motolâncias, e que, fosse garantido o suporte de manutenção preventiva. Foi dito, pela SEMUS, que: “O FUNCIONAMENTO PLENO DA FROTA SÓ SERIA POSSÍVEL NO PRAZO DE 30 DIAS”.

Pois bem, entendemos que de todas as reivindicações que outrora poder-se-ia interpor para o fim da greve, esta condição para nós é prioritária, tendo em vista que o nosso maior interesse em iniciar este movimento, foi justamente pela falta de condições de atendimento à população. Concordarmos com esta posição da Secretaria de Saúde do Município seria o mesmo que pactuar com as condições indignas e ineficientes de trabalho nas quais fomos submetidos, e que, não cessariam de imediato se declarássemos o fim do movimento, afinal, contamos hoje com apenas 3 das 13 ambulâncias citadas. Promessas e prazos de realização já foram dados em outros momentos e nunca foram cumpridos, o que nos leva ao descrédito de tais atitudes por parte da Secretaria de Saúde Municipal.

Outrossim, informamos que a greve continuará até que as ambulâncias sejam colocadas em funcionamento pleno, e que, a situação dos pontos de apoio para as equipes seja resolvida. Por fim, solicita-se a imediata mudança da diretoria administrativa do SAMU, em detrimento ao constante desgaste da mesma em relação aos servidores por conduta imprópria.

No mais, agradecemos a compreensão da população e pedimos desculpas pelos transtornos, embora tenhamos a certeza que não somos os seus iniciais causadores.

“NOSSA LUTA É PELA VIDA! POR MELHORES CONDIÇÕES DE PRESERVÁ-LA! PELO ATENDIMENTO COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA PARA A POPULAÇÃO! AJUDEM-NOS A SALVAR O SAMU!

São Luis, 27 de setembro de 2012.
Comissão de Greve do SAMU – São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.