segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PESQUISAS APONTAM LIDERANÇA DE EDIVALDO NO 2º TURNO


Por Hugo Freitas

Dois institutos de pesquisa eleitoral divulgaram neste fim de semana os primeiros levantamentos sobre a intenção de votos em São Luís. Os números apontam a liderança do candidato da coligação "Muda São Luís", Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Tanto Escutec, publicada pelo jornal O Estado do Maranhão, quanto a DataM publicada por O Imparcial, mostraram larga vantagem do candidato petecista em relação ao tucano João Castelo.

Escutec

Segundo a primeira pesquisa Escutec realizada sobre o segundo turno em São Luís, Edivaldo está com quase 20 pontos percentuais à frente de Castelo. De acordo com os números, o petecista aparece com 54,6% das intenções de voto, enquanto o tucano tem 34,3%.

Se considerados apenas os votos válidos, conforme preceitua a Justiça Eleitoral para o cômputo oficial dos votos nas eleições, a vantagem de Edivaldo é ainda maior. Neste cenário, ele aparece com 61,5% contra 38,5% de Castelo.

O levantamento do Escutec foi realizado nos dias 10 e 11 de outubro, com 800 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), sob o número MA-0525/2012.

DataM

Na pesquisa DataM, o candidato da coligação "Muda São Luís" (PTC, PCdoB, PSB e PDT) aparece com 17,8 pontos à frente do adversário.

O DataM foi o instituto que mais se aproximou do resultado do primeiro turno em São Luís. Segundo os seus números, Edivaldo Holanda Júnior aparece com 53,9% e Castelo com apenas 36,1%.

O instituto entrevistou 800 eleitores entre os dias 11 e 12 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo MA-00526/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.