quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Arquivo Público do Maranhão lança livros que preservam a memória maranhense


O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), lança, nesta quinta-feira (22), às 17h, no Auditório do Curso de História da UEMA, Rua da Estrela, Centro, duas importantes publicações para a preservação da memória maranhense.

1 - Livro de Acórdãos da Câmara de São Luís 1645-1649, v. I;

O livro de Acórdãos da Câmara de São Luís de 1645-1649 é constituído dos registros das vereações ocorridas no período, com temas que tratam desde a regulamentação das atividades da cidade, tais como controle de mercância, eleição, ofícios mecânicos, festividades, manutenção de prédios públicos, limpeza de ruas, tributações, cultivo de terras, dentre outros. Esses documentos expõem problemáticas relativas às práticas administrativas das elites políticas do mundo colonial, a exemplo das questões em torno da legalidade das eleições e dos inúmeros conflitos jurisdicionais deflagrados entre as autoridades locais.

2 - Repertório de Documentos para a História da Escravidão no Maranhão 1818-1852, v. II;

O segundo volume do Repertório de Documentos para a História da Escravidão no Maranhão 1818-1852 referencia fontes relacionadas à escravidão negra no Maranhão. Encontra-se nessa obra uma variedade de informações sobre o cotidiano dos escravos e pretos livres, como suas múltiplas ocupações, atividades econômicas e culturais, ações e reações ao tratamento que lhes era dispensado; também informações sobre suas nações de origem, comércio e tráfico, sua movimentação pelo porto de São Luís, além de outras. Enfim, trata também sobre a política do governo da época, relacionada à escravidão.

Vale a pena conferir!

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.